terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Índia investiga possível risco de queda do Taj Mahal

Autoridades indianas iniciaram uma investigação urgente depois que historiadores disseram que o Taj Mahal está se inclinando e sob risco de cair.
O governo do Estado de Uttar Pradesh pediu que um comitê de especialistas entregue uma nova análise dentro de uma semana.
Os historiadores temem que a seca do rio Yamuna, que passa perto do Taj Mahal, possa afetar as fundações do palácio, e pedem uma ação urgente.
A maior atração turística da
Os historiadores temem que a seca do rio Yamuna, que passa perto do Taj Mahal, possa afetar as fundações do palácio, e pedem uma ação urgente.
A maior atração turística da Índia celebra seu 350º aniversário neste ano.

Seca
No início deste mês, dois historiadores indianos alertaram que o Taj Mahal pode já estar se inclinando e pode desmoronar se o governo não prestar atenção imediatamente às condições do ambiente.
"Inclinações perigosas nos minaretes, notadas pela primeira vez em 1942, e mencionadas em vários relatórios, continuaram a aumentar ao longo dos anos", disse Ram Nath, ex-diretor de história na Universidade de Rajastão, em entrevista ao jornal  Índia Hindustan Times.
"Elas são causadas pelo leito seco do rio", explicou.
Outro historiador, Agam Prasad Mathur, disse que o leito seco do rio Yamuna tem de ser inundado novamente para que o monumento seja salvo.
"O Yamuna costumava ter muita água para manter o equilíbrio do monumento e absorver choques tectônicos. Agora que o leito está seco, o Taj Mahal está exposto", disse.
Símbolo do amor
O comitê investigativo convocado pelo governo de Uttar Pradesh inclui representantes dos departamentos de Cultura, Construção e Água.
Ele vai trabalhar sob as diretrizes da Superintendência Arqueológica da Índia, o órgão federal responsável pela manutenção de lugares históricos e monumentos.
O Taj Mahal, reverenciado como um símbolo de amor, foi construído pelo imperador Shah Jahan como um túmulo para a preferida entre suas mulheres, Mumtaz Mahal, que morreu ao dar à luz.
O monumento, na cidade de Agra, atraiu mais de 3 milhões de turistas no ano passado, mais do que qualquer outra atração turística na Índia.
BBC.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário