quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Material "Lunar" é encontrado na Terra

O último dos três minerais trazidos da Lua pelos astronautas das missões Apollo da Nasa, a agência espacial americana, foi encontrado na Terra. A tranquillitita se junta agora aos minerais armalcolita e ao piroxferroíta. Ao identificar os minerais, em 1969, os cientistas acreditavam que eles não existiam no nosso planeta. Nos anos seguintes, porém, dois deles foram encontrados. Quarenta anos depois, a tranquillitita foi encontrada na Austrália. Os cientistas acreditam que deve haver mais do mineral, composto por ferro, oxigênio, silício, zircônio, titânio e outros elementos, em outros lugares do mundo.
O mineral, que é avermelhado e tem a forma de minúsculas agulhas, foi coletado há dois anos, por acidente. O tempo entre a descoberta e o anúncio serviu para estudar o raro mineral e confirmar que se trata do mesmo encontrado no nosso satélite natural. Um artigo sobre a descoberta foi publicado na revista Geology.
A tranquillitita deve seu nome ao Mar da Tranquilidade (Mare Tranquillitatis em latin), região da Lua onde as missões Apollo pousaram. Agora, o mineral já foi encontrado em seis pontos da Austrália ocidental, em rochas como a dolerita, conhecida popularmente como granito negro.
"De fato, suspeitamos que a tranquillitita logo será reconhecida em rochas similares à dolerita no mundo todo", afirmou Birger Rasmussen, cientista que liderou a pesquisa. "É incrível que a tranquillitita exista há todo esse tempo em rochas na Terra e que tenham se passado 40 anos desde que foi encontrado na Lua para que fosse detectada aqui", avaliou ainda.
O tranquillitita aparece em quantidades minúsculas e não possui valor econômico. Teste preliminares indicam que as amostras encontradas na Austrália têm 1 bilhão de anos de idade.
Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário