segunda-feira, 10 de junho de 2013

China prepara lançamento de nova missão tripulada ao espaço

A agência nacional espacial da China confirmou nesta segunda-feira o lançamento da quinta missão tripulada do país para o início da manhã desta terça, quase dez anos depois de colocar o primeiro chinês no espaço, Yang Liwei, em outubro de 2003. O voo da cápsula Shenzou 10, carregada por um foguete do tipo Longa Marcha 2F, está previsto para partir às 17h38 no horário local, 6h38 em Brasília. A nave leva a bordo três “taikonautas”, termo usado para designar os astronautas chineses, entre eles Wang Yaping, de 33 anos, ex-pilota da Força Aérea do país e a segunda chinesa a ir ao espaço.
Segundo Wu Ping, porta-voz da agência, a missão está prevista para durar 15 dias, a mais longa da história do programa espacial chinês. Uma vez em órbita, a cápsula deverá se acoplar com o laboratório espacial Tiangong 1, módulo de teste para construção de uma estação permanente própria pela China, que não participa do consórcio de países, entre eles o Brasil, responsável pela operação da Estação Espacial Internacional (ISS). Lá, Yaping e os colegas taikonautas Nie Haisheng e Zhang Xiaoguang conduzirão vários experimentos e farão uma palestra ao vivo para estudantes chineses em terra.
- Por meio deste evento, esperamos trazer o programa espacial para mais perto das gerações mais jovens, aumentando sua compreensão e atraindo seu interesse para nosso trabalho – comentou Ping no anúncio da missão, transmitido pela rede estatal de TV.
Segundo o porta-voz, o módulo Tiangong 1, há 620 dias no espaço, está em boas condições e pronto para receber os taikonautas. Ele reconheceu, no entanto, que alguns sistemas e componentes podem não estar funcionando devidamente, já que o laboratório foi projetado para ficar em órbita durante dois anos, prazo que termina daqui a apenas três meses. Apesar disso, a missão também tem entre seus objetivos principais novos testes dos procedimentos de acoplagem, tanto manual quanto automática.



Nenhum comentário:

Postar um comentário