segunda-feira, 24 de junho de 2013

Plantas fazem aritmética para sobreviver, afirma pesquisador

Plantas entendem de matemática, concluem pesquisadores britânicos. Os cientistas descobriram que os vegetais fazem cálculos para controlar a reserva de alimentos que dispõem durante a noite, quando não há fotossíntese.
Modelos matemáticos mostram que a quantidade de amido consumido durante a noite é calculada em um processo que envolve substâncias químicas presentes na folha, informa um trabalho publicado na revista científica e-Life.
A planta estudada é a Arabidopsis, gênero da mesma família da mostarda e da couve. Aves migratórias são capazes de usar o mesmo processo para preservar níveis de gordura durante longas viagens.
Os experimentos científicos no Centro John Innes, na cidade britânica de Norwich, mostraram que o nível de precisão dos cálculos de reserva de amido durante a noite requer, numa simulação feita por humanos, conhecimentos de aritmética, segundo informa o site da rede britânica BBC.
A tese dos pesquisadores é que o processo de reserva de alimentos é mediado pelas concentrações dos dois tipos de moléculas chamadas de "S" de amido e "T" para hora, cuja quantidade é determinada de acordo com o relógio biológico da planta.
Se as moléculas S estimulam a queima do amido, enquanto que as moléculas de T impedem que isto aconteça, então a taxa de consumo de amido é definida pela relação entre S e T. Em outras palavras, S dividido por T.
“É a primeiro exemplo concreto na biologia de uso de um cálculo aritmético sofisticado” disse à BBC o matemático Martin Howard, do Centro John Innes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário