terça-feira, 25 de junho de 2013

NASA exibe superfície derretida de Vênus

A NASA, agência espacial americana, divulgou uma imagem que mostra a superfície derretida de Vênus. A reconstrução do planeta foi feita em computador, criada com dados da espaçonave Magellan.
Cientistas chamam Vênus de planeta-irmão da Terra por suas semelhanças em tamanho, massa, densidade e volume. Acredita-se que ambos partilham uma origem comum e que surgiram há cerca de 4,5 milhões de anos.
Mas a atmosfera de Vênus é menos amigável do que a da Terra. Tem dióxido de carbono, o que gera uma temperatura na superfície quente o suficiente para derreter chumbo e uma pressão 90 vezes maior do que a da Terra.
Magellan orbitou Vênus e usou um radar para mapear a superfície de Vênus entre 1990 e 1994. A sonda encontrou características interessantes na superfície, como domos circulares de 25 quilômetros extensão, como representados na imagem.
Pesquisadores acreditam que o vulcanismo criou esses domos, apesar de o mecanismo de como isso aconteceu ainda seja desconhecido. A superfície do planeta é tão quente e hostil que nenhuma sonda que pousou em sua superfície durou mais do que poucos minutos.
Alguns cientistas acreditam que o planeta ainda pode estar geologicamente ativo – o que o torna um dos únicos corpos no nosso sistema a ter este tipo de atividade nos últimos três milhões de anos. Não são muitos os corpos do nosso sistema que estão vulcanicamente ativos, e entre eles estão a Terra e a lua de Júpiter Io.
Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário