quarta-feira, 26 de junho de 2013

Pesquisa britânica quer decifrar manuscrito secreto

Trinta e cinco mil palavras, 170 mil caracteres e 204 páginas compõem o Manuscrito Voynich, conhecido como o "mais misterioso manuscrito do mundo". Seu nome vem do colecionador de livros Wilfrid Voynich, que encontrou o texto em uma pilha de livros históricos guardados em uma vila da Itália em 1912. Desde então, diversos pesquisadores - inclusive criptógrafos que trabalharam nas duas guerras mundiais do século passado - tentam descobrir sua mensagem. Em vão. Foram tantas as iniciativas frustradas que cogita-se que o livro não seria mais do que uma "brincadeira", um idioma inventado. Agora, um estudo da Universidade de Manchester, no Reino Unido, propõe um pontapé inicial para a interpretação do texto.
Coautor da pesquisa, o físico Marcelo Montemurro ressalta que a única certeza relacionada ao manuscrito é que seu pergaminho é do início do século XV. Montemurro observou que palavras relacionadas teriam estrutura semelhante, algo que normalmente ocorre em idiomas reais.
O manuscrito é repleto de ilustrações de plantas não identificadas, símbolos astrológicos e mulheres dentro de vasos - haveria a possibilidade de que elas estariam tomando banho.
- Fizemos estatísticas relacionadas às palavras e vimos como elas são relacionadas a outras fontes linguísticas, como o latim - explica Montemurro. - Há uma coerência na linguagem de cada seção do texto com suas respectivas ilustrações.
Ao contrário das mensagens codificadas das guerras, há um espaço entre as palavras. E o tamanho destas também é semelhante ao visto nos idiomas latinos.
- Haveria uma mensagem genuína no livro, e isso pode provocar repercussão tanto para a criptografia quanto para a linguística - ressalta o pesquisador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário