sexta-feira, 28 de junho de 2013

Dá para ancorar a Estação Espacial Internacional na Terra?

Essas obras são impossíveis de serem executadas. O principal é que a Estação Espacial Internacional (ISS) não é um satélite geoestacionário. Isto é, ela não se mantém sempre sobre o mesmo ponto da superfície terrestre. Também não gira na mesma velocidade angular que o nosso planeta: move-se a cerca de 8 km/s, e não necessariamente na mesma direção que a Terra.
Portanto, se alguma mente brilhante resolver fazer essa obra, o cabo de aço preso em algum ponto da Terra acabaria dando uma volta no planeta, enrolando-o, literalmente. É um enredo tão estapafúrdio quanto um filme tosco do Superman.
O problema se repetiria com o seu superelevador, que precisaria ter um caminho feito de borracha para acompanhar as mudanças de trajetória da estação, como explica o físico Renato Las Casas, coordenador do Grupo de Astronomia da UFMG. Outro grande impedimento é o peso que teriam centenas de metros de cabos de aço – a ISS está a 400km de distância daqui. “Seria necessária uma energia descomunal, não atingida por nenhum foguete construído no mundo para sermos capazes de colocar em órbita ou tirar da superfície da Terra uma massa tão grande”, diz Las Casas.
Superinteressante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário