terça-feira, 18 de junho de 2013

Maior barco solar do mundo estuda efeito das mudanças climáticas no oceano

O maior barco movido a energia solar do mundo chegou a Nova York nesta segunda-feira, como parte de uma expedição científica para estudar o efeito das mudanças climáticas no planeta. O Turanor PlanetSolar é uma embarcação suíça de 35 metros de comprimento dotado de uma imensa cobertura de painéis fotovoltaicos, que, quando abertos, fazem o barco chegar a 23 metros de largura.
Em maio de 2012, ele se tornou o primeiro veículo movido a energia solar a dar a volta ao mundo, após uma grande viagem de 584 dias e mais de 60.000 quilômetros percorridos. Agora, ele inicia uma nova etapa de sua missão, na qual irá estudar os efeitos do aquecimento global sobre a Corrente do Golfo, corrente marinha localizada no norte do Oceano Atlântico. "Em vez de se tornar um museu em algum porto, o barco agora desfruta desta segunda vida", diz Gerard d'Aboville, capitão da embarcação.
O PlanetSolar zarpou do porto de La Ciotat, no sudeste de França, há pouco mais de dois meses, e alcançou Miami, no sudeste dos Estados Unidos, no início de junho. A expedição deve continuar até agosto, com escalas em Boston, no nordeste dos Estados Unidos, em San Juan de Terranova, no Canadá, em Reykjavik, capital da Islândia, e, finalmente, Bergen, na Noruega. "Nosso objetivo é entender as complexas interações entre física, biologia e clima para ajudar os cientistas a aperfeiçoarem as simulações climáticas, especialmente no que diz respeito às trocas de energia entre o oceano e a atmosfera", afirma Martin Beniston, pesquisador da Universidade de Genebra, na Suíça, e chefe da missão.
Proeza tecnológica — A Corrente do Golfo tem origem no Golfo do México e desloca uma grande massa de água quente da região para o norte do Atlântico, assegurando à região oeste da Europa um clima mais quente do que o esperado para sua grande latitude. Além disso, ela impede uma excessiva aridez nas zonas tropicais americanas por onde passa, como o México e as Antilhas.
O objetivo da tripulação do barco é coletar informações sobre os efeitos das mudanças climáticas ao longo dos trechos atingidos pela Corrente do Golfo. "Vivo na Bretanha, no oeste da França, e estamos muito preocupados. Todos sabemos que se a Corrente do Golfo mudar, mesmo que seja só um pouquinho, nosso clima se deteriorará muito", afirma Gerard D'Aboville.
O Turanor PlanetSolar é considerado uma verdadeira proeza tecnológica, com sua cobertura de mais de 515 metros quadrados de painéis solares, peso de 90 toneladas e velocidade de até 26 quilômetros por hora. Durante toda sua operação, ele não requer gasolina e não emite gases de efeito estufa. "Como o barco é impulsionado por energia solar, não emite nenhuma substância contaminante que possa distorcer o material coletado na travessia de 8.000 quilômetros entre Miami e Bergen", diz Martin Beniston.
Atracado desde a segunda-feira em uma marina sobre o rio Hudson, no sul de Manhattan, o barco deve zarpar nesta sexta-feira com destino a Boston.

Nenhum comentário:

Postar um comentário