quarta-feira, 19 de junho de 2013

Deslocamento forçado no mundo é o maior em 18 anos, diz ONU

O total de pessoas refugiadas ou deslocadas dentro das fronteiras de seus países chegou a 45,2 milhões em 2012 no mundo, o maior número desde 1994, segundo relatório divulgado nesta quarta-feira (19) pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).
Desse total, 15,4 milhões eram refugiados, 937 mil solicitantes de asilo e 28,8 milhões eram de pessoas forçadas a fugir dentro de seus países --esse último número é um dos maiores das últimas duas décadas.
Os dados fazem parte do relatório "Tendências Globais", feito com base em dados de governos, ONGs e documento do Acnur.
No final de 2011, eram 42,5 milhões de pessoas em situação de deslocamento. Houve alta de 6,4% entre 2012 e o ano anterior.
"A maioria dos deslocamentos ocorre devido a guerras e violações de direitos humanos", afirma António Guterres, chefe do Acnur e alto comissário da ONU para refugiados.
A crise na Síria é apontada como o novo grande fator de deslocamento global. Cinco países têm mais da metade do total de refugiados do mundo: Afeganistão, Somália, Iraque, Síria e Sudão.
Os países em desenvolvimento hospedam 81% dos refugiados, ante 70% de uma década atrás.
Em relação à idade dos refugiados, pessoas com menos de 18 anos representam quase a metade do total (46%). Além disso, um número recorde de 21.300 solicitações de refúgio foi apresentado por crianças desacompanhadas ou separadas de seus pais.
Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário