segunda-feira, 24 de junho de 2013

"Novo clima" obriga seguradoras a alterar avaliação de risco, diz estudo

Estrutura de montanha-russa de um parque de diversões na costa de Nova Jersey é vista parcialmente engolida pelo mar, da maneira como ficou desde a passagem da supertempestade Sandy, quase 5 meses atrás. A foto foi tirada na sexta-feira (21)
 
As mudanças climáticas têm tornado mais frequentes e imprevisíveis os eventos climáticos extremos, o que obriga as seguradoras a mudar a forma como avaliam o risco de desastres naturais que afetam uma área específica, alertou esta segunda-feira (24) o centro de pesquisas de políticas públicas Geneva Association.
"As abordagens tradicionais, que são exclusivamente baseadas em dados históricos, falham cada vez mais em estimar as probabilidades de riscos atuais", alertou o grupo especializado em questões de gestão de risco e seguros em áreas estratégicas.
"É necessária uma mudança de paradigma dos métodos de avaliação de risco", reforçou, acrescentando que a indústria de seguros precisa apoiar a pesquisa científica para obter uma compreensão maior de quando e onde ocorrerão os desastres relacionados ao clima.
Segundo um relatório das Nações Unidas divulgado na semana passada, as catástrofes naturais custaram ao mundo US$ 2,5 trilhões até agora neste século, o que é muito mais do que o estimado anteriormente.
O diretor da Geneva Association, John Fitzpatrick, afirmou que o aquecimento dos oceanos do mundo e a elevação do nível do mar foram um gatilho crucial para eventos climáticos extremos.
Olhar no passado e na ciência No relatório de 38 páginas, intitulado "Aquecimento dos Oceanos e Implicações para a Indústria do (re)seguro", a Geneva Association reforçou a necessidade de que as seguradoras não observem apenas dados históricos, mas também compreendam as "mudanças nas dinâmicas dos oceanos e a complexa interação entre o oceano e a atmosfera".
Essa interação, destacou, é "a chave para compreender as mudanças atuais na distribuição, frequência e intensidade dos eventos extremos globais relevantes para a indústria dos seguros, tais como ciclones tropicais, inundações e tempestades de inverno extratropicais".
O estudo, liderado por Falk Niehorster, da Iniciativa de Previsão de Risco do Instituto de Ciência Oceânica das Bermudas, admitiu que o principal gatilho dos custos de seguro em alta está relacionado a fatores sócioeconômicos, como o número crescente de moradias para os mais ricos construídas em áreas costeiras e planícies alagadiças.
Contudo, destacou que a falta de dados históricos para prever catástrofes no futuro, assim como teorias concorrentes entre cientistas sobre quando e onde elas vão ocorrer, também dificulta aos seguradores estimar precisamente os riscos.
A melhor forma de assegurar que "riscos ambíguos" permaneçam assegurados, destacou o estudo, é que a indústria dos seguros ajude a promover a mitigação hoje. Ela também deveria "desempenhar um papel ativo em aumentar a conscientização para os riscos das mudanças climáticas através da educação", concluiu.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário