quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Humanos já viviam em grandes altitudes há 50.000 anos

Arqueólogos descobriram evidências de que os humanos primitivos enfrentaram temperaturas geladas para ocupar terras altas de Papua - Nova Guiné há 50.000 anos, em busca por alimentos.
Trabalhando em cinco sítios arqueológicos a cerca de 2 km acima do nível do mar, pesquisadores de Papua - Nova Guiné, Austrália e Nova Zelândia descobriram vestígios de castanhas queimadas e ferramentas de pedra datadas de 50.000 anos.
Há suposições antigas de que seres humanos primitivos deixaram a África e se espalharam pelas regiões costeiras, para ocupar o restante do planeta -, mas segundo os pesquisadores, a descoberta deixa claro que este não foi o caso.
É um testemunho da adaptabilidade humana. "Antes, presumíamos que os povos modernos mais primordiais eram conservadores, adaptados a um clima costeiro mais quente, o que permitiu que se espalhassem depressa pelo planeta. Agora temos a evidência de que eles eram na verdade bem adaptáveis, deslocando-se para altas altitudes em busca de castanha, o que significa que tinham conhecimento prévio da planta" - , disse o autor do artigo sobre a descoberta, publicado na revista Science.
Os colonizadores primitivos desbravaram um pedaço de terra na área alta para cultivar plantas. Machados de pedra encontrados, provavelmente foram usados para cortar a vegetação nativa e abrir clareiras na floresta.
As temperaturas na área atingem um máximo de 20°C na hora quente do dia e acém bastante à noite. Lá em cima precisaram, inclusive,  de roupas para não morrer de hipotermia.
A descoberta de Papua - Nova Guiné sugere que o homem primitivo sabia se adaptar ao frio intenso.
Fonte: Estadão

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Frase

"Preocupe-se mais com sua consciência do que com
sua reputação. Porque sua consciência é o que você é,
e sua reputação é o que os outros pensam de você. E
o que os outros pensam... é problema deles"!!!

Agora está confirmado: "Paul McCartney" em SP e Porto Alegre

Foi confirmado hoje os três shows do cantor Paul McCartney no Brasil e dois concertos na Argentina.
Paul e sua banda tocam no dia 7 de novembro, no Estádio Beira Rio, em Porto Alegre, e dois shows no Estádio do Morumbi - SP.
Aos 68 anos, ele continua excursionando pelo mundo. A banda que o acompanha desde o início da década - Wings - , contam com vasto repertório dos Beatles.
São 36 músicas em mais de duas horas de apresentação e a maioria das canções tradicionais serão ouvidas. Maravilha!!!

Via Láctea pode ter bilhões de planetas habitáveis

Astrônomos descobriram um planeta de tamanho próximo da Terra orbitando dentro da chamada "Zona  habitável" de uma estrela. Trata-se do segundo planeta encontrado na zona habitável de Gliese 581. Segundo os autores, a descoberta abre possibilidades de haver dezenas de bilhões de mundos potencialmente habitáveis na galáxia.
A zona habitável é definida como a distância da estrela onde a energia que atinge o planeta é suficiente para manter a água em estado líquido, na superfície ou logo abaixo do solo.
O planeta descoberto fica bem perto de sua estrela - a distância que o separa dela é apenas 14% da que separa a Terra do Sol - , Gliese 581 é muito mais fraca que o Sol, mas tem uma zona habitável que começa e termina a uma distância muito menor de sua superfície.
Os autores da descoberta, descrita no Astrophysical Journal, especulam que o planeta pode ter uma face permanentemente voltada para sua estrela. Trata-se do mesmo fenômeno que ocorre na lua, que apresenta sempre o mesmo lado para a Terra.
A despeito disso, no ano passado a revista australiana Cosmos coletou mensagens para serem enviadas ao espaço na direção desse planeta, na esperança de que os seres vivos de lá, caso existam, sejam inteligentes e possam reconhecer o sinal da Terra.
Pode parecer pouco, mas o total de estrelas da galáxia é estimado como algo entre 200 e 400 bilhões - se 20% delas tiverem pelo menos um planeta habitável, haveria de ter 40 bilhões de mundos onde a vida poderia florescer.
Até hoje, foram descobertos cerca de 490 planetas localizados fora do Sistema Solar!!!
Fonte: Estadão

"Star Wars" volta aos cinemas em 3D

O diretor George Lucas anuncia que a série Star Wars vai voltar à telona, mas desta vez utilizando a tecnologia 3D. A vantagem deste relançamento é que a série será exibida em ordem cronológica, ou seja, primeiro virá o episódio I, depois o II e assim por diante, o que ajuda muito a quem não entendeu direito que os primeiros episódios lançados - IV, V e VI - são na verdade os três últimos. A previsão é que o primeiro filme já esteja no cinema em 2012.
Os filmes da série: "O Império Contra-Ataca" e o "Retorno de Jedi" arrecadou cerca de 2 bilhões de dólares em todo mundo. Já os mais novos, "A Ameaça Fantasma", "O Ataque dos Clones" e "Vingança dos Sith" superaram essa marca.
Por certo valerá a pena ver de novo em 3D!!!
Fonte: Folha online 

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Frase

Lembre-se: Envelhecer é o único meio de viver
                          muito tempo"!

Roupas "sem tecido"

A designer britânica Suzanne Lee descobiu uma nova utilidade para as bebidas cafeinadas: produzir roupas mais ecológicas. Após anos de estudos, a pesquisadora descobriu uma espécie de bactéria que, se colocada em contato com bebidas cafeinadas, reage e cria uma espécie de fibra que se assemelha ao papel vegetal e pode substituir os tecidos na hora da confecção de roupas.
A produção utiliza menos água e, ainda dispensa o uso de agrotóxicos necessários para o cultivo do algodão. Tudo que a designer precisa para fabricar as roupas é uma banheira, cheia de chá verde, em que se acrescenta o fermento com as bactérias.
A fibra vegetal demora cerca de três semanas para se desenvolver e ser moldada, em um manequim, enquanto ainda estiver molhada. Para dar cor aos modelitos, ainda usa corantes, como beterraba e açafrão.
Em busca da sustentabilidade todas as experiências são válidas e a criatividade é muito importante. Mas será que esta moda pega???
Fonte: R.Superinteressante

Programa espacial chinês - lançamento da 2ª sonda lunar

O programa espacial chinês acelera ps preparativos para lançar sua segunda sonda lunar, a Chang E2. A data de lançamento está prevista para esta sexta-feira, dia em que se comemora o 61º aniversário de Fundação da República Popular da China.
Caso as condições meteorológicas permitam, o voo partirá do mesmo local de onde saiu a sonda antecessora, a Chang E1, na base de Xichang, na província de Sichuam, que fica a sudoeste do país, destacou o Jornal "China Daily".
A segunda sonda chinesa testará novas técnicas de alunissagem e vai tirar fotos de alta resolução da superfície da Lua.
Além disso, entrará na órbita lunar com maior rapidez que a sua antecessora e orbitará mais perto, a 100 km, contra os 200 km do Chang E1.
As primeiras imagens chinesas da Lua foram obtidas em outubro de 2007 e encerrou a missão em março do ano passado, quando caiu em solo lunar.
O programa espacial chinês trabalha fundamentalmente com dois programas: o de voos tripulados (já realizou três) e o de prospecção lunar, que prevê a 1ª alunissagem de uma sonda chinesa sem astronautas em 2013 e a primeira coleta de pedras em 2017.
Fonte: Estadão

Esqueleto coberto com folhas de ouro em tumba grega do século 7 a.C.

Anunciado nesta terça-feira, a descoberta  por arqueólogos gregos, de um esqueleto coberto com folhas de ouro, em uma tumba na ilha de Creta - na antiga cidade de Apolônia.
A equipe divulgou que havia mais de 3000 folhas de ouro datados do século 7 a.C. O cemitério tem fornecido artefatos surpreendentes nos últimos anos, segundo eles.
Os finos ornamentos em ouro possuem de 1 a 4 cm cada e estavam costurados no que pode ser tanto uma vestimenta de luxo quanto uma mortalha envolvida no corpo de uma mulher.
Segundo os achados, a mulher deveria pertencer a uma classe social elevada ou religiosa. O local também continha uma tigela de cobre, frascos de perfume importado do Egito, Síria ou Palestina, centenas de âmbar e um pendente de ouro, entre os objetos.
As ruínas do sítio arqueológico de Apolônia ficam a noroeste de Ida, monte onde Zeus teria nascido na mitologia grega.
Acima: imagens das ruínas de teatro grego
Fonte: Folha online

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Frase

" O mundo tem muito a oferecer para quem
          tem a ousadia de buscar".

Manuscritos gregos na internet

A Biblioteca Britânica, em Londres, colocou na internet mais de um quarto dos seus manuscritos gregos, totalizando 280 volumes, em mais um passo rumo à digitalização completa desses importantes documentos antigos.
Os manuscritos disponibilizados gratuitamente são parte de uma das mais importantes coleções localizadas fora da Grécia para o estudo de mais de 2 mil anos de cultura helênica.
A biblioteca detém um total de mais de mil manuscritos gregos, de 3 mil papiros e uma abrangente coleção de impressos arcaicos gregos.
Isso abre um recurso precioso para qualquer um - do especialista ao curioso - em qualquer lugar do mundo, sem custo.
Entre os destaques do acervo estão os "Salmos de Theodore" altamente ilustrados, produzidos em Constantinopla, em 1066, e as fábulas de "Babrius", descobertos em 1842 no monte Atos, que contém 123 fábulas de Esopo corrigidos pelo grande acadêmico bizantino Demetrius Triclinius.
A iniciativa, financiada pela Fundação Stavros Niarchos, se soma a outros projetos da biblioteca para ampliar a divulgação de documentos antigos, frágeis e raros.
Outros projetos digitais incluem um caderno de Leonardo da Vinci, do século 16, e o Codex Sinaiticus, do século 4, contendo a mais antiga cópia completa do Novo Testamento.
Fonte: Estadão

Monte Kilimanjaro pode estar perdendo gelo

O gelo que está no topo do monte Kilimanjaro, na África, diminuiu 15% desde 1912, mas não são somente as mudanças climáticas as responsáveis pelo fenômeno, indica um estudo.
A conclusão é de cientistas da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, que chegaram à conclusão de que o desmatamento local também colaboraria em parte com o problema.
Entre setembro de 2004 e julho de 2008, os pesquisadores coletaram, a cada hora, dados sobre a umidade e a temperatura em dez locais elevados do Kilimanjaro.
Eles acreditam que o desmatamento das últimas décadas está reduzindo a umidade do ar e estendendo os prejuízos para o topo do monte. O calor durante as horas do dia geraria uma onda de ar quente e úmido que interferiria nas condições do monte.
Além disso, o ar provocaria a redução da neve do Kilimanjaro, essencial para reabastecer o gelo e refletir a luz solar.
Fonte: Folha online

Busca com Google Earth descobre cratera de meteoro

Uma busca realizada com a ferramenta Google Earth levou à descoberta, em um deserto da África, de uma cratera causada por um meteorito, no que está sendo considerado como um dos mais bem preservados locais do gênero já encontrados.
A cratera de Kamil, localizada entre a Líbia o Egito e o Sudão, tem 45 metros de diâmetro e 16 metros de profundidade. Ela tinha sido localizada em 2008 por um mineralogista italiano enquanto realizava uma busca por formas naturais usando o Google Earth.
Após a descoberta, um físico do Observatório do Instituto Nacional de Astrofísica, em Turim, foi contratado para comandar a expedição ao local em fevereiro deste ano.
Segundo os pesquisadores, o buraco foi formado pelo choque de um meteorito ocorrido há mais de 10 mil anos. O corpo celeste, composto de ferro, teria dez toneladas e 1,3 m de diâmetro, tendo atingido a Terra a uma velocidade superior a 12 km/h. Eles afirmaram que o impacto causou uma bola de fogo e uma coluna de fumaça visíveis a mil km de distância.
A expedição à cratera de Kamil durou duas semanas com cientistas italianos e egípcios, onde foram coletados mais de uma tonelada de fragmentos metálicos, incluindo um pedaço de 83 kg, que poderia ter se partido do meteorito.
A surpresa ficou por conta de  a cratera ter ficado tanto tempo sem ser notada por humanos!!!
Fonte: Globo online

domingo, 26 de setembro de 2010

Frase

"Erros são lições de sabedoria. O passado não pode ser
       mudado, mas o futuro ainda está em seu poder".

Chega ao Brasil - locação direta de filmes pela Internet

Começam a chegar ao Brasil serviços em que o espectador aluga filmes direto da internet, na televisão, competindo com a TV por assinatura!!!
Enquanto o mercado assiste à polêmica sobre a entrada das "teles" no mercado de TV paga, com um projeto de lei para o setor à espera da votação no Senado, o conteúdo começa a chegar aos televisores brasileiros por outros meios. Serviços que permitem baixar vídeos na internet diretamente no televisor ameaçam tornar, daqui a algum tempo, essa discussão obsoleta.
Há alguns anos, as operadoras de telefonia apostavam numa tecnologia chamada IPTV (sigla de televisão por protocolo de internet) para oferecer vídeo por meio de sua infreestrutura. Apesar de usar a tecnologia da internet essa solução criaria redes controladas, como a da TV paga. O panorama mudou.
A telefônica começou a vender este mês seu serviço "On vídeo", em que o cliente paga uma taxa mensalmente, por um conversor que é ligado diretamente na banda larga, e pode alugar filmes baixados via internet. Esse equipamento concorrerá com a Apple TV e o Google TV, que ainda não estão disponíveis no Brasil, e com os televisores com Broadband TV, que se conectam à internet.
Esta tecnologia que permite aos telespectadores assistirem conteúdo direto da internet na TV é chamada de "Over the Top Television".
A telefônica já importou caixas do serviço "on vídeo", produzidas na China. A ideia é testar a reação dos consumidores nos próximos meses. O aparelho, que se conecta ao televisor e à banda larga, com cabo de rede ou conexão sem fio "Wi-Fi", é oferecido em comodato.
Importante: O "on vídeo" funciona com qualquer banda larga, mesmo que não seja da telefônica!
Fonte: Estadão

Descoberta de novos "Geoglifos" em Rondônia

O asfaltamento da rodovia Br-429, que liga Ji-Paraná a Costa Marques, no oeste de Rondônia, levou à descoberta de cinco desenhos gigantes no solo, chamados pelos arqueólogos de geoglifos. A existência dessas figuras ancestrais nesta parte do estado é novidade, e ainda há pouca informação sobre como foram feitas e com qual finalidade.
As estruturas só são identificáveis em imagens de satélite quando a floresta é removida. Para observar os desesnhos em solo ainda recoberto de mata, será necessário usar tecnologia de radar.
Com o avanço do desmatamento e a popularização das imagens de satélite na internet, muitos desenhos têm sido descobertos no solo da Amazônia. Até agora, já são cerca de 300 geoglifos registrados no Acre e no Amazonas.
Desde 1970 quando cientistas perceberam a existência dos geoglifos brasileiros, essas formas geométricas intrigam arqueólogos. Não está claro como foram construídos e nem se tinham finalidade religiosa ou de proteção.
Os geoglifos dão a pista de que, em plena Amazônia, poderiam existir civilizações mais complexas e numerosas do que se imaginava. Os construtores dessas figuras tinham que ter conhecimentos de geometria e ser capazes de realizar grandes obras.
Sua origem, portanto, continua  sendo uma incógnita!!!
Fonte: Globo online


sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Frase

"Tudo que é preciso para o triunfo do mal é que
         as pessoas de bem nada façam". 
                        (Edmund Burke)

"Água em Pó" existe!

"Água em Pó" existe e pode reduzir o aquecimento global!
É o que afirma o cientista britânico Andrew Cooper - autor da descoberta - apresentada no 240º Encontro Nacional da Sociedade Americana de Química, nesta quarta-feira, nos Estados Unidos.
Em pesquisas de laboratório, ele descobriu que a substância é capaz de absorver o dióxido de carbono, um dos gases que causam o efeito estufa. Parecida com um punhado de açúcar, a "água em pó" é formada por moléculas de água e sílica (SiO2, dióxido de silício). Cada grão do pó possui uma concentração de 95% de água, a mesma de uma melancia.
Graças a essas características, a "água em pó" pode armazenar gases, como o dióxido de carbono (CO2), um dos principais responsáveis pelo aquecimento global. Ele garantiu que a substância absorve três vezes mais CO2 que água e sílica separadas - e, melhor, no mesmo espaço de tempo. A"água em pó" também seria capaz de acelerar a produção de matéria-prima utilizada na fabricação de remédios, alimentos e outros produtos de consumo.
"Não há nada parecido com isso. Esperamos que a "água em pó" ajude a resolver muitos problemas no futuro, como por exemplo utilizá-la para outros fins, como transporte de materiais industriais e nocivos", disseram.
A "água em pó" foi descoberta em 1968, mas recebeu pouco destaque na comunidade científica até 2006, quando seu uso foi retomado pelos cientistas britânicos. Foi só recentemente que eles descobriram que ela pode ser utilizada para armazenar gases.
Sem dúvida é uma ótima notícia! Provavelmente será esta é  saída para fazer frente à escasses de água que já assola muitas comunidades e prevista numa escala maior para um futuro bem próximo!!!
Fonte: Revista Veja online  

Divisão do Mar Vermelho é explicada por cientistas

Utilizando modelagem computacional, cientistas recriam o cenário relatado na Bíblia e descobrem que o evento seria possível, respeitando as leis da Física.
A história bíblica da divisão do Mar Vermelho, registrada no livro do Êxodo, pode ter acontecido de verdade. Ou, pelo menos, poderia ter acontecido sem quebrar nenhuma lei da Física. Pesquisas do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas dos Estados Unidos e da Universidade do Colorado mostraram como o movimento do vento descrito na Bíblia pode ter, de fato, afastado as águas e permitido a passagem de Moisés e o restante de seu povo.
Simulações feitas em computadores mostraram que ventos fortes vindos do leste, soprando toda a madrugada, poderia ter "partido" as águas em uma região onde um afluente antigo do rio Nilo teria se fundido com uma lagoa costeira no Mar Mediterrâneo. os ventos fortes teriam empurrado a água fazendo surgir uma passagem, de acordo com a foto acima, permitindo que as pessoas atravessassem o local com segurança.
Imediatamente após o cessar dos ventos, as águas teriam voltado ao normal. "As simulações combinam com o que aconteceu na história do Êxodo. O vento empurra a água de acordo com as leis da Física, criando uma passagem segura com a água dos dois lados, e então permite a volta da água abruptamente", disse Carl Drews, chefe da pesquisa. Mas os próprios pesquisadores duvidam que os hebreus conseguissem fazer a travessia pela passagem com ventos tão fortes, de 107 km/h, soprando contra.
O estudo pretende mostrar um possível cenário para eventos que podem ter ocorrido há mais de 3000 anos, embora alguns especialistas tenham dúvidas de que ele de fato tenha acontecido. A pesquisa foi baseada na reconstituição das localidades mais prováveis, levando-se em conta as transformações de relevo através do tempo. "As pessoas sempre se fascinam com a história do Êxodo, questionando se ela vem de fatos históricos. O estudo mostra que a divisão das águas possui embasamento nas leis da Física", disseram.
A matéria aqui descrita é interessante e somente ilustrativa. Não imaginamos com isso, polemizar sobre a veracidade ou não de fatos bíblicos. O respeito pelas crenças individuais faz parte da democracia que acreditamos.
Os cientistas estão fazendo sua parte: existem para comprovar física e materialmente os fatos. Acreditar no que é divulgado, é uma questão bem individual...
Fonte: Revista Veja online

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Frase

"Nada é tão perigoso como deixar um cidadão permanecer
                       muito tempo no poder"

                   ( Simón Bolívar - militar venezuelano - 1783-1830)

Os 121 anos de República

Os candidatos ao Palácio do Planalto estão expondo suas ideias e projetos a potenciais eleitores. O Brasil terá sua 21ª eleição direta para presidente. Até aqui foram 20 em 121 anos (quase completos)  de República, uma a cada seis anos, o que um desavisado consideraria, talvez, razoável, mas está longe de ser - basta que se observem outros números reveladores.
Nesse mesmo período, estiveram à frente da nação 42 presidentes, entre civis e militares, que governaram em média apenas dois anos e nove meses cada um. A média é muito baixa, e a explicação é simples: muita gente governou por uns poucos dias ou meses, e não apenas por razões naturais, como morte ou doença. Houve uma sequência de golpes, impedimentos, baixesas e manobras espertas.
Compreende-se, diante desse levantamento, por que ser "republicano" ainda é uma distinção no Brasil. Republicanos passaram a ser aqueles que denunciam o paradoxo que por aqui vigora: construiu-se, sem povo e sem observância às leis, um regime que necessariamente teria de repousar sobre esses dois pilares.
Não bastasse essa contradição, os últimos 121 anos do calendário político se basearam na usurpação do patrimônio coletivo e na noção de que o Estado é um instrumento para obtenção de vantagens individuais, mais duas práticas que são a negação da essência do regime.
O que a história mostra é que a República caminhou no sentido oposto aos preceitos que supostamente a inspiraram. O exemplo mais candente é o de Deodoro da Fonseca, marechal que simbolicamente liderou o processo que livrou o Brasil da monarquia. Foi o primeiro presidente da nação, de início com poderes ditatoriais. Na fase constitucional de seu governo, esse quase herói tentou dar um golpe na república que proclamou, inaugurou uma era de censuras à imprensa e fechou o Congresso. Ao fim, renunciou.
Depois de Deodoro, muitos outros optaram pelo confronto com a legalidade. Getúlio Vargas foi empossado pela Revolução de 30. Não bastasse enraizar-se no poder, Vargas dissolveu o Congresso para outorgar uma nova Constituição que garantia sua permanência.
A legalidade, base da República, foi muitas vezes vilipediada. Linhas sucessórias foram desrespeitadas, como no caso  do vice de Jânio Quadros -, João Goulart que foi impedido de assumir em 1961, depois da renúncia do titular.
Outro fundamento da República é a participação popular, também uma condição básica da liberdade dos cidadãos. Dos 121 anos de República brasileira, porém, só 72 anos  tiveram um governo diretamente eleito pelo voto do povo - incluindo sucessores constitucionais, como Vices.
Pode-se argumentar que os 49 anos  sob a égide de eleições indiretas ou por atos de exceção - não significam necessariamente a exclusão do povo -, pois há Repúblicas em que o voto parlamentar é representativo. Mas não é esse o caso do Brasil, que viveu 21 anos sob uma ditadura militar (1964-1985) e outros 15 anos sob as artimanhas da era Getúlio, ora revolucionária, ora constitucional e, na maior parte do tempo algo estranho ao real sentido do Estado de Direito.
Civis ou militares, porém, muitos atentaram contra a essência do republicanismo. É que em boa parte do período que vai de 1889 a 2010 quem governou a República não foram só ditadores e indivíduos eleitos, alguns justos, outros aventureiros e uns tantos messiânicos.
No comando do país estiveram também a corrupção e o patrimonialismo, que são os outros nomes de usurpação do patrimônio público e do uso do Estado para obtenção de vantagens individuais!!!
E por fim - "Sem juízes independentes no país, resta a ditadura do executivo, sob perene chantagem do legislativo". ( Roberto Romano, doutor em Filosofia Política)
Fonte: R.História Viva

   

Água é vida!

Ao menos na forma em que é conhecida, a vida é impossível de manifestar-se e perdurar na ausência da água. Perto de 60% da massa de nossos corpos é composta por pura água. A água disponível na Terra soma quase 1,5 bilhão de km³ e, se a superfície da Terra fosse uniformizada, com uma grande bola de bilhar, estaria coberta por um oceano de 3 mil metros de profundidade.
A água é uma criação antiga no Universo, tão logo as primeiras estrelas de grande massa expeliram elementos químicos pesados, ao final de um curto período de vida. Nas grandes nuvens remanescentes da explosão dessas estrelas antigas, oxigênio e hidrogênio se combinaram para formar água molecular, processo que ocorre ainda hoje em regiões como o interior da nebulosa do Órion, nas proximidades das Três Marias.
A Terra é um planeta água, com apenas 25% de sua superfície coberta por terra firme, continentes e ilhas, onde também escorrem fios d'água. Caudalosos como os grandes rios terrestres, o Amazonas ou o Nilo.
Ainda assim se ouve falar de uma "crise da água". Até nos perguntamos: em meio a tanta água???
Na realidade, essa é a grande crise de água potável, fornecida pelo ciclo hidrológico que purifica, a cada ano, aproximadamente 11 mil km³ de água capaz de ser consumida por homens e animais, irrigar os campos e abastecer a indústria. É esse estoque natural que não está sendo mais suficiente para assegurar a demanda crescente.
Ingenuamente podemos pensar que a água obtida de poços artesianos resolveria essa carência, mas infelizmente não é verdade. Água e sustentabilidade é igual a ciclo hidrológico, com componentes bem conhecidos: atmosféricos, superficiais e subterrâneos, geleiras e reservas de águas subterrâneas que são principais reservatórios de água doce do planeta.
Portanto, se o ciclo hidrológico assegura a sustentabilidade dos recursos hídricos pela renovação do suprimento anual de água, depende de um conjunto de atividades e ações humanas.
Deve-se ainda considerar que as alterações climáticas e a variabilidade do clima podem afetar a quantidade e qualidade dos recursos hídricos, interferindo, portanto, na sustentabilidade. Alterações na composição química da atmosfera, por exemplo, podem resultar no aumento da radiação ultravioleta com impactos diretos na biota aquática, causando mudanças na composição e efeito na diversidade de espécies.
A disponibilidade de água é vital para a manutenção da vida e de todos os ciclos e processos descritos, e as ações do homem que interferem nesses ciclos e na disponibilidade têm comprometido a sustentabilidade dos recursos hídricos.
Precisamos compreender este papel ecológico da água e suas funções vitais para a vida no planeta, portanto, obrigatório - gerir melhor sua utilização!!! A  vida evoluiu progressivamente  em conexão muito estreita com os sistemas aquáticos e o ciclo da água -, impossível não pensar  que ela  é VITAL.
Fonte: Revista Scientific American Brasil 

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Frase

"Os primeiros quarenta anos de vida nos dão o texto:
os trinta seguintes, o comentário". (Schopenhauer)

Primavera eu te saúdo!

Descoberto camarote de teatro no palácio de inverno de Herodes

Arqueólogos israelenses - da Universidade hebraica de Jerusalém - encontraram um camarote de teatro luxuoso num auditório de 400 lugares no palácio de inverno do rei Herodes, no deserto da Judeia. O aposento é mais uma prova do famoso gosto do rei por extravagâncias.
Herodes era o governante da Terra Santa durante a ocupação romana, de 37 a 4 a.C. Ele é conhecido pelas extensas obras que exerceu na região, por seus colossais projetos de construção em jerusalém, em especial a reconstrução que patrocinou do Segundo Templo, naquela cidade, também chamado de Templo de Herodes e o Túmulo dos Patriarcas, até hoje admirados.
Arqueólogos disseram que Herodes encomendou a artistas romanos a decoração das paredes do teatro, enfeitado com afrescos e relevos de gesso por volta de 15a.C.
As partes mais elevadas apresentam pinturas de janelas mostrando rios e uma paisagem marinha com um grande veleiro.
Fonte: Estadão

O "Titanic" afundou por erro de manobra

O Titanic colidiu com um iceberg em 1912 por causa de um erro básico de manobra e só afundou tão rapidamente porque um executivo convenceu o capitão a continuar navegando, disse uma escritora em entrevista publicada nesta quarta-feira.
Louise Patten, neta de Charles Lightoller, segundo-oficial do Titanic, disse que a verdade sobre o quase centenário naufrágio ficou oculta para preservar a reputação do seu avô, que depois se tornaria herói de guerra. Ele foi o mais graduado tripulante a sobreviver ao desastre. Segundo sua neta, ele acobertou o erro em dois inquéritos, nos EUA e na Europa, porque isso poderia levar os donos do navio à falência, deixando seus colegas desempregados.
Eles poderiam ter facilmente evitado o iceberg se não fosse pelo erro, disse Louise ao "Daily Telegraph". Em vez de manobrar o Titanic em segurança em volta do iceberg, pela esquerda, assim que ele foi visto à frente, o piloto, Robert Hitchins, entrou em pânico e virou para o lado errado".
Ainda, segundo ela, depois que o erro foi cometido, eles tiveram só quatro minutos para mudar o rumo. Quando o primeiro ofcial, Murdoch - notou o erro de Hitchins e eles tentaram retifica-lo -, era tarde demais.
O avô da escritora não estava de plantão na noite da colisão, mas esteve presente na reunião final dos oficiais antes do naufrágio completo. Ali, ele ouviu não só sobre o erro, mas também o fato de que o presidente da empresa "White Star Line", dona do navio, convenceu o piloto a continuar navegando, o que acelerou o afundamento em várias horas.
"Se o Titanic tivesse ficado parado, teria sobrevivido pelo menos até que o barco de resgate chegasse, e provavelmente ninguém teria morrido", disse Louise.
Em 10 de abril de 1912, quatro dias após ter zarpado, ele naufragou com mais de 1500 pessoas a bordo.
Será que esta viagem que entrou para a história, poderia ter tido um final diferente?
Fonte: Globo online 

terça-feira, 21 de setembro de 2010

"Geoarqueologia" busca soluções para questões climáticas no Egito faraônico

Enquanto especialistas mundiais se debatem sobre formas de conter o aquecimento global, cientistas também se reúnem no Egito em busca de respostas do passado faraônico que ajudem a enfrentar os problemas ambientais do presente.
Dono de uma incomparável riqueza arqueológica, o Egito é a nação mais populosa do mundo árabe e o número de habitantes no país deve mais que dobrar em 2050, com uma estimativa de 160 milhões de pessoas.
Há muito tempo, os efeitos das mudanças climáticas têm sido negligenciadas no país, que depende amplamente do fértil delta do Nilo para alimentar sua crescente população, em meio a preocupações sobre a erosão do solo.
Na Conferência de três dias, inaugurada neste domingo, especialistas esperam compreender como os antigos egípcios, que foram capazes de erguer as pirâmides, lidavam com as mudanças do clima.
Cientistas da Universidade do Cairo afirmaram em entrevista, que são necessárias respostas rápidas, ressaltando que as vidas de milhões de pessoas estarão em risco se desaparecerem as preciosas terras cultiváveis do país. Entendendo mais como as sociedades se adaptaram ao seu ambiente, poderão ser planejadas e feitas adaptações aos desafios atuais e futuros que confrontam o delta do Nilo.
Há cerca de 200 arqueólogos, historiadores, geólogos e paleontólogos de 25 países que esperam que a geoarqueologia - união entre arqueologia e geologia - encontrará as respostas.
A Conferência é a primeira do tipo a ser realizada no Egito, onde a arqueologia sempre foi tomada com uma abordagem rígida e clássica para entender o passado.
A meta das discussões é resgatar evidências arqueológicas e geológicas que possam explicar como os antigos sobreviveram às mudanças climáticas e quais lições poderão ser tiradas daí. Especialistas acreditam que os arquitetos que criaram templos milenares capazes de resistir aos ataques do tempo podem colaborar e muito pode ser aprendido com eles.
Fortes chuvas provocadas pelas mudanças climáticas no último milênio e grandes inundações do Nilo foram consideradas pelos arquitetos ao construir as estruturas milenares, destacaram.
Fonte: Folha online 

LHC pode ter detectado um novo fenômeno físico

Cientistas divulgam que LHC pode ter detectado um novo fenômeno físico. Um tipo de conecção nunca antes observada entre partículas subatômicas pode ter sido detectada pelos cientistas responsáveis pelo experimento CMS, um dos detectores que fazem parte do grande Colisor de Hádrons (LHC), o maior acelerador de partículas do mundo.
Em algumas das colisões entre prótons realizadas no LHC, os cientistas encontraram correlações entre pares de partículas que voavam para longe do ponto de impacto.
De acordo com a nota que foi divulgada pelo centro europeu de pesquisa nuclear, o Cern, revela que algumas das partículas estão intimamente ligadas, de uma forma nunca vista antes em colisões de prótons. As colisões ocorreram a energias de 7 TeV.
Ainda segundo o Cern, o efeito é sutil, e muitas verificações foram realizadas para determinar se ele é real. O resultado parece semelhante a efeitos vistos na colisão de núcleos atômicos no acelerador RHIC, do Laboratório Nacional Brookhaven, dos EUA, e que foram interpretados como produto da criação de uma forma densa e energética de matéria. Mas, os pesquisadores do CMS destacam que há várias explicações possíveis para o efeito, e que a divulgação preliminar dos resultados tem o objetivo de estimular o debate.
No entanto, serão necessários mais dados para analisar o que está acontecendo, e para dar os primeiros passos na paisagem da nova física  esperada, que o LHC vai abrir, disseram.
Outro experimento do LHC, chamado Alice, é otimizado para detectar os resultados de colisões entre núcleos, como as realizadas em Brookhaven, e analisar os estados quentes e densos da matéria que podem ter existido frações de segundos após o Big Bang, além de entender como essa forma de matéria pode ter evoluído para as formas conhecidas hoje.
Fonte: Estadão

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Direito do lazer aos domingos só veio no século 19

Desde que existe civilização, a humanidade valoriza os feriados e dias de festas dedicados a teatros, jogos, banquetes e carnavais. Mas, o direito de dedicar parte da semana ao lazer, só surgiu na Grã-Bretanha, em meados do século 19. Foi uma resposta à Revolução Industrial, quando a maioria dos trabalhadores se tornou assalariada e passou a enfrentar jornadas de trabalho de 18 horas ou mais.
Na antiguidade, a contemplação do ócio e da arte era restrita às classes privilegiadas. Durante a Idade Média, uma minoria se dedicava às artes, à literatura, à ciência e a política, mas a grande massa de camponeses pegava no batente, no mínimo 6 dias na semana, e dormia para valer no pouco tempo que sobrava.
O máximo de diversão que os pobres tinham direito eram as festas religiosas e comemorações de vitórias militares. A outra forma era em períodos de epidemias, inundações, secas ou guerras.
A situação começou a mudar no século 19 e se consolidou após a Segunda Guerra Mundial. Foi quando o direito ao lazer foi documentado no art. 24 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela ONU em 1948. Naquela época, muitos pensadores começaram a prever a "revolução do ócio", quando o avanço da tecnologia permitiria que cada vez mais horas livres pudessem ser dados aos trabalhadores. 
No fim das contas, o fim de semana não ficou mais longo, mas a indústria do entretenimento cresceu e aumentou o leque de alternativas para curtir o tempo de lazer.
Fonte: Aventuras na História 

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Orgulho de ser gaúcho!

SEMANA FARROUPILHA - 2010

Em viagem até o dia 21/09
Até lá!!!

Frase

"Até um erro pode se revelar um elemento
     necessário a um feito meritório".

2010 já empata com 1998 como o ano mais quente da história

Passados 8 meses, 2010 corre empatado com 1998 como mais quente já registrado. A temperatura média do planeta para o período janeiro-agosto ficou em 14,7ºC, igual ao mesmo período em 98.
segundo informa a Administração Nacional de Atmosfera e Oceano (NOAA) dos Estados Unidos. Os dados da NOAA indicam ainda que agosto foi o terceiro mais quente já registrado, com temperatura média global de 16,2ºC.
Em relatório em separado, o Centro Nacional de dados de gelo do Ártico parece ter atingido seu nível mínimo para este ano, sendo a terceira menor extensão já anotada desde o início das observações por satélite, em 1979.
O gelo do Ártico cobriu uma área média de 6 milhões de quilômetros quadrados, 22% abaixo da média 1979-2000. Este foi o 14º agosto consecutivo com gelo do Ártico abaixo da média.
Fonte: Estadão

Boeing quer levar turistas ao espaço

A Boeing está anunciando uma parceria com a empresa de turismo espacial Space Adventures para vender lugares em uma nave com acesso à órbita baixa da Terra, a mesma faixa do espaço onde orbita a Estação Espacial Internacional (ISS). O sistema espacial da Boeing deve estar operacional até 2015.
Segundo nota divulgada pela gigante do setor aeroespacial, a Space Adventures vai oferecer vagas em voos a serem realizados pela nave espacial comercial da Boeing, chamada Crew Space Transportation 100, ou CST-100.
Ela será oferecida à Nasa como alternativa para o envio de astronautas ao espaço. Turistas terão acesso aos assentos vagos dos voos. A capacidade da CST-100 será de 7 pessoas e o preço das passagens ainda não foi definido.
A nave da Boeing está sendo criada em resposta à decisão do presidente dos EUA, de terceirizar o acesso de astronautas americanos à órbita terrestre, a partir da aposentadoria dos ônibus espaciais.
A última missão de um ônibus espacial está prevista para fevereiro de 2011. Entre o fim da frota de ônibus e a entrada em serviço dos táxis espaciais provados, os astronautas dos EUA dependerão de caronas em naves russas Soyuz.
Fonte: Estadão

Cientistas reconstruíram rosto de menina grega em 3D

Cientistas reconstríram o rosto de uma menina grega de 11 anos que morreu no ano 530 a.C., há quase 2,5 mil anos! O esqueleto da menina, batizada pelos cientistas de Myrtis, foi encontrado em uma antiga vala comum em Atenas durante as obras para construção do metrô em 1995. Na vala ainda estavam 150 pessoas.
Usando uma tecnologia 3D, geralmente usada para as múmias egípcias, os cientistas conseguiram reconstruir a face, a partir do seu crânio.
Os cientistas retiraram amostras de DNA dos dentes de outros crânios encontrados na vala e concluíram que eles foram vitimados por febre tifóide, uma doença que matou muitos naquele período da história da Grécia.
O rosto de Myrtis vai ficar exposto em Atenas. E a Organização das Nações Unidas - ONU - a transformou em uma representante das Metas do Milênio da Organização, para aumentar a conscientização para a saúde infantil.
Fonte: Globo online

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Frase

"Uma coisa que não se pode reciclar é o tempo
                          perdido"

Os Túmulos mais misteriosos da História

Até hoje, pesquisadores ainda não conseguiram localizar com certeza absoluta os corpos de algumas das grandes personalidades do passado.
Nenhum historiador tem certeza absoluta da localização dos restos mortais de: Gêngis Khan - por certo o relato mais impressionante - reza a lenda que o líder mongol foi enterrado por um grupo de fiéis seguidores que tratou de apagar os vestígios de sua tumba e até assassinar quem presenciou a cerimônia de sepultamento. Desde então, o paradeiro do corpo de Gêngis Khan é desconhecido, e o último passo importante dessa busca foi dado em 2004: arqueólogos encontraram o palácio do general e, ao que tudo indica, seu corpo descansa em algum lugar próximo ao edifício.
Outro célebre em questão é o paradeiro do corpo do navegador genovês Cristóvão Colombo -, morto em 1509 -, o descobridor da América foi originalmente sepultado na cidade de Valladolid, na Espanha. Atendendo um pedido do próprio Colombo, em 1537 os espanhóis transportaram seus restos mortais para a ilha de Hispaniola, hoje dividida entre o Haiti e a República Dominicana. Quase 200 anos depois, quando a Espanha perdeu parte desse território para a França, o corpo do explorador foi para Cuba, onde ficou até 1898. Desde essa data, Colombo descansa em Sevilha.
O problema é que a República Dominicana afirma que o corpo do navegante nunca saiu do país, chegando até a apresentar o que seriam seus restos mortais. Um teste de DNA realizado em 2006, no entanto, provou que a sepultura de Sevilha pertence de fato ao explorador espanhol, mas a prova dos dominicanos nunca foi testada, o que impede a palavra final sobre o "caso Colombo".
Por fim, outro mistério que pode estar prestes a ser desvendado, pois arqueólogos acreditam estar muito perto de localizar - a tumba de Cleópatra e Marco Antônio. O famoso casal se suicidou no ano 30 d.C., mas o local onde foram sepultados permaneceu uma incógnita por quase 2 mil anos.
Agora, as escavações em curso nos arredores do templo Taiposiris Magna, no Egito, começam a revelar o que podem ser as pistas para a solução do enigma, com um busto da rainha, recentemente encontrados no local!!!
Fonte: História Viva

Estudos sobre os efeitos da areia do Saara na temperatura atmosférica

A Universidade do Alabama, em Huntsville, nos EUA, anunciou nesta semana um projeto de 3 anos que tem como objetivo descobrir o efeito da areia e da poeira do deserto do Saara na temperatura atmosférica. O Saara contribui anualmente com metade de toda a poeira que circula na atmosfera da Terra.
A imagem capturada pelo satélite da ESA (Agência espacial europeia) mostrou como a areia e a poeira se movem no deserto do Saara em direção ao norte do Oceano Atlântico, passando sobre o oeste da África antes de chegar a ilhas de Cabo Verde. O resíduo se move regularmente para lugares tão distantes como a América do Sul, colaborando com a fertilização da Floresta Amazônica.
As maiores partículas podem ser usadas na absorção da radiação solar, convertendo-a em calor, e também refletir a radiação de volta ao espaço, criando um efeito de resfriamento.
O coordenador da pesquisa acrescenta que uma coisa a ser feita é calcular a ação refletora da poeira, e que o estudo pode originar dados concretos em substituição às teorias atuais sobre o assunto.
Fonte: Folha online

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Frase

"Eu preciso de não conformistas, dissidentes, aventureiros,
forasteiros e rebeldes que questionem, subvertam as regras
e assumam riscos...pessoas boazinhas com bom senso
não são personagens interessantes".
                                 (Isabel Allende)

Pistas de "pensamento humano" encontrados em cérebro de "verme"...

Biólogos descobrem que verme marinho também tem córtex cerebral. Nos humanos, o córtex cerebral, a camada mais exterior do cérebro, é tido como um dos principais responsáveis pelo pensamento criativo e analítico.
Porém, como essa parte do cérebro evoluiu sempre foi um mistério!
Agora, pesquisas relatam que algo similar a um córtex cerebral existe num verme marinho da família Nereididae, uma pequena criatura com raízes antigas que não sofreu alterações em centenas de milhões de anos. A descoberta aparece na revista "Cell".
"A topografia encontrada é tão similar que o humano e o verme devem vir de ancestral comum", disse Detlev Arendt, pesquisador do Laboratório Europeu de Biologia Molecular um dos autores do estudo.
Para conduzir esse estudo foi usado uma técnica de definição celular de perfil. Esse tipo de definição proporciona uma pegada molecular para cada célula.
Curiosamente, a pegada molecular em certas partes do cérebro do verme, conhecido como "corpora pedunculata", era muito similar ao córtex cerebral.
A "corpora pedunculata" supostamente controla os sentidos olfativos do verme, e pode ter afundado o ancestral comum entre vermes e humanos a encontrar alimento enquanto se arrastava pelo fundo do mar.
Agora que abrimos o caminho para estudar o verme, podemos tentar entender o que essa estrutura cerebral está fazendo. O que ela é capaz de fazer, e se ela foi importante na caça de presas, informaram eles.
Fonte: Isto É- online

Abelhas nativas ou africanas?

Quando as abelhas-africanas foram trazidas ao Brasil, há quase 60 anos, elas rapidamente cruzaram com as europeias e se tornaram dominantes no território nacional. As abelhas híbridas resultantes, chamadas africanizadas, são agressivas. São elas que batem nos balcões envidraçados de padarias e atazanam quem tenta beber um refrigerante ou comer um doce na maioria das cidades brasileiras.
Elas popularizaram o medo de abelhas e a imagem do apicultor como aquele sujeito vestido de "astronauta". As abelhas africanizadas produzem um mel abundante e barato. Acreditava-se que as abelhas nativas - que os índios já criavam antes da chegada dos portugueses - estavam fadadas a desaparecer, e com elas a variedade de mel que produzem, mais suave e aromático. Nos últimos anos, porém, deu-se um fenômeno inesperado: o mel das abelhas indígenas - nativas - se tornou disputado, justamente por sua raridade. Hoje, para muitos produtores, ele é mais vantajoso que o das africanizadas.
A procura pelo mel de abelha nativa foi impulsionada pela fama de que ele ajudaria na cicatrização de feridas e queimaduras, na cura de gripes e até no tratamento de catarata. Nada disso tem fundamento científico. O pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), diz que "o  grande notícia: "a espécie da abelha mel deve ser consumido como um alimento altamente nutritivo, não como remédio, e que - (esta é a boa notícia) faz pouca diferença a sua qualidade". Mesmo assim, as abelhas nativas, do gênero Melipona tem um mel raro e suave e com um preço dez vezes superior ao das africanizadas!
Fonte: R.Época

domingo, 12 de setembro de 2010

Frase

"Julgue um homem  por suas perguntas
     mais do que por suas respostas".
                       (Voltaire)

Autor do best-seller 1808 fala do novo livro

O jornalista Laurentino Gomes falou sobre seu novo livro, dizendo que há um motivo para comemorar: a História do Brasil está na moda!
Com o livro "1808", lançado a dois anos, ganhou o Prêmio jabuti chegou à marca de 600 mil exemplares vendidos, mostrando que há demanda por livros acessíveis sobre a história do país.
Agora com seu novo livro, recém-lançado: "1822", ele narra os acontecimentos posteriores à volta de Dom João VI para Portugal e descreve o papel de personagens como Dom Pedro, José Bonifácio e o mercenário britânico Thomas Cochrane na Independência do Brasil.
Em entrevista, declarou que ficou satisfeito com o livro, embora não tenha ilusão de ter alcançado a verdade histórica. "O que procuro fazer é lançar sobre os personagens um olhar equilibrado: mostrar que Dom Pedro era, sim, um farrista, boêmio e aventureiro, mas foi também um jovem príncipe submetido a uma pressão poderosa num dos momentos mais cruciais da história do Brasil e de Portugal. Era uma pessoa de carne e osso, com sofrimentos, angústias e dificuldades para tomar suas decisões. E o Brasil de hoje deve sua existência a esse personagem".
E, para entender o Brasil de hoje, o próximo livro a ser lançado será: "1889" a história, partir da Proclamação da República que foi uma ruptura violenta, com consequências enormes na forma como vemos o Brasil. "A gente não se reconhece nos heróis nacionais da Monarquia nem nos da República. Isso se reflete num país com baixa autoestima, sem referências históricas", diz.
Ele quer cobrir as três datas ícones da formação do Estado brasileiro. O estudo de 1808, 1822 e 1889 serão para ajudar a entender o Brasil de hoje!
Longe de ser propaganda: - gostei muito de "1808" -  interessante e esclarecedor! Já iniciando a leitura de "1822" -, para não perder o fio...
Fonte: Rev.Época

Estudo: Brasil está entre os países mais desiguais do mundo!

O economista-chefe do Centro de Políticas Sociais vinculado à Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcelo Neri, afirmou que a baixa escolaridade da população brasileira mantém o país entre as nações mais desiguais do mundo. "Ainda estamos no Top da desigualdade mundial", disse.
Análise publicada pelo economista mostrou que desde 1996, há redução do índice de Gini. O indicador, que mede a concentração de renda ( quanto mais perto de um, maior a desigualdade), caiu de 0,6068, naquele ano, para 0,5448, em 2009.
Apesar da queda, o índice brasileiro é superior ao de países como os EUA (em torno de 0,400) e da Índia (0,300) e está próximo ao de nações mais pobres da América Latina e do Caribe e da África Subsaariana. "Saímos do pódio, mas ainda estamos entre os mais desiguais, afirmou o economista".
Segundo Neri para diminuir a desigualdade, é preciso que a renda das classes mais baixas continue crescendo, programas sociais focados na população mais pobre, e, sobretudo, que o estado amplie a oferta de educação de mais qualidade para as pessoas permanecerem na escola.
O sociólogo e cientista político Simon Schwartzman, presidente do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (Lets), disse que a "educação no Brasil é muito ruim e que há um excesso de valorização da escolaridade", o que explica a grande diferença salarial entre quem tem curso superior e quem não tem nenhuma formação. Para ele o desempenho educacional "não tem melhorado" e, portanto, nos próximos 10 anos o quadro de desigualdade permanecerá.
Para o estatístico e economista,  diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), confirmou  no resultado da última Pnad, - que, além da desigualdade perene -, indicou que UM em cada cinco brasileiros com 15 anos ou mais - tem menos de quatro anos de estudo.
Fonte: Site Terra

sábado, 11 de setembro de 2010

O Mundo em 1808

Enquanto Napoleão guerreava e D. João fugia, a Inglaterra ampliava seus domínios: Arte e Ciência também dava grandes passos.
Américas:
EUA proíbem a importação de escravos - Entre 1769 e o dia 10 de janeiro de 1808, cerca de 500 mil negros foram levados aos Estados Unidos como escravos. A partir dessa data, não seria mais permitido desembarcar nos portos do país com a "mercadoria". Os ideais da Revolução Americana inspiraram a maioria dos estados a banir o tráfico, até 1808, exceto Carolina do Sul e Geórgia, mais dependentes da mão-de-obra escrava. A abolição da escravatura ocorreu somente em 1865, com o fim da Guerra Civil americana, que opôs os estados do sul (escravagistas) contra os do norte (abolicionistas).
Processo de Independência na América espanhola - Nas colônias da Espanha, o ano foi marcado pela atuação das juntas regionais, criadas para representar o rei. Fernando VII, que havia assumido em março, foi deposto em maio por Napoleão Bonaparte, fato que gerou uma consequente perda de controle da metrópole sobre as colônias americanas. A resistência na Espanha ao domínio francês - representada pela junta central - não tinha legitimidade na América, levando à criação das juntas regionais. A primeira delas surgiu em setembro, em Montevidéu, no Uruguai.
Ásia:
Navio Inglês invade porto de Nagasaki - No dia 14 de outubro de 1808, uma fragata britânica invade o porto de Nagasaki, no Japão. A cidade, até 1859, era a única em território japonês aberta atransações internacionais, mas apenas com a Holanda. Para entrar na baía os ingleses usaram bandeira holandesa. Fizeram reféns e depois de dois dias os invasores foram embora.
Britânicos tentam ocupar Macau - A península chinesa de Macau, que por 4 séculos esteve sob o domínio de Portugal, foi invadida pela marinha britânica, em função de sua posição estratégica nas rotas comerciais na Ásia, por isso cortejada pelas potências européias.Eles tinham tentado a ocupação em 1802 e foram derrotados. O fracasso repetiu-se em 1808.
Europa:
Rússia invade a Finlândia - Alexandre I, czar da Rússia, invade a Finlândia no fim de fevereiro. O país escandinavo foi disputado durante séculos por russos e suecos. Em 1809 a Finlândia foi anexada ao território russo. O país só ficou independente em 1917.
África:
Serra Leoa torna-se colônia britânica - Descoberta por portugueses no século 15, virou colônia britânica em 1808. Em 1787, abolicionistas ingleses instalaram um porto por lá, onde hoje é a capital, Freetow. A independência só aconteceu em 1961.
Oceania:
Rebelião do rum na Austrália - Uma insurreição militar na Austrália ocorreu como resultado das tentativas de diversos governadores de restringir os privilégios econômicos dos militares, baseados nos negócios de bebidas alcoólicas deles.
Ludwig Van Beethoven - apresenta a "Quinta Sinfonia", a qual regeu pessoalmente no dia 22 de dezembro de 1808, em Viena, na Áustria.
Goethe publica "Fausto" - Foi publicado em 1808 a primeira parte do poema Fausto.
Humphry Davy - cientista descobre cinco elementos químicos: cálcio, boro, magnésio, estrôncio e bário. Em 1807 ele já havia descoberto o sódio e o potássio.
Fonte: Aventuras na História

Especialistas questionam identidade da tumba de irmão de Alexandre Magno

Agora questiona-se se os ocupantes da Tumba de Vergiana seriam na verdade de Felipe II e sua mulher Cleópatra. A tumba descoberta em 1977 em Vergina, na Grécia, revelou diversos tesouros e dois esqueletos humanos, um homem e uma mulher, em caixões de ouro. Ambos os corpos haviam sido cremados, e acredita-se que fossem o rei da Macedônia Felipe Arrhidaios, meio-irmão de Alexandre Magno, e sua mulher, Eurídice. Pesquisadores britânicos afirmam que é provável que os corpos sejam de Felipe II da Macedônia, pai de Alexandre, e de sua mulher Cleópatra.
O médico Jonathan Musgrave -, do Centro de Anatomia Comparativa e Clínica da Universidade de Bristol - , argumenta que as evidências dos vestígios não são consistentes com os registros históricos da vida, morte e sepultamento de Arrhidaios.
O crânio masculino parece ter curado uma fratura na maçã direita do rosto. A história registra que Felipe II perdeu o olho direito no cerco de Metona, em 335a.C., um ferimento consistente com o dano no osso.
A cor das linhas da fratura sugere ainda que o corpo foi cremado ainda com a carne nos ossos, e não após a decomposição. Arrhidaios foi assassinado em 317a.C., e algumas fontes indicam que seus restos foram enterrados e, depois, exumados meses mais tarde.
No entanto, a presença de uma pira crematória na tumba indica que ambos os corpos foram cremados em Vergina.
O relato histórico da morte de Arrhidaios indica que ele foi sepultado juntamente com a mulher, e a sogra. No entanto, a tumba contém apenas dois indivíduos. Os restos femininos são de uma mulher que morreu entre 20 e 30 anos, enquanto que Eurídice teria morrido adolescente.
Musgrave diz que o objetivo do artigo escrito por ele e seus colegas é menos reforçar a hipótese de que a tumba seria de Felipe II, e mais para apontar as inconsistências no caso de Alexandre. A análise aparece no "Internacional Journal of Medical Sciences".
Na foto - Felipe II da Macedônia
Com as inúmeras pesquisas em andamento, é possível que através da moderna tecnologia à disposição dos cientistas, ainda revele que muitas teorias e afirmações dos nossos  livros de História (e de outras ciências), precisarão mudar muitos conceitos. 
Fonte: Estadão

Frio faz nascer mais meninos???

Quem não conhece o velho jargão: "muita mulher para pouco homem", que a gente vive ouvindo por aí?
A verdade é que em certos lugares nascem mais homens e, em outros, mais mulheres. E o porquê, apesar de os cientistas pensarem sobre isso a tempos, nunca ficou muito claro. Mas a pesquisadora Kristen Navara, da Universidade da Geórgia (EUA), achou um fator bem convincente que interfere nesta dinâmica "vai ser menino ou menina"?: o clima!!!
Kristen analisou a latitude da capital de 202 países lado a lado a registros de nascimentos e variações climáticas num período de 10 anos em cada um desses locais. E achou coisa interessante nisso: no geral, países em zonas tropicais produzem menos meninos (51,1%) anualmente do que em zonas temperadas e subárticas (51,3%). A diferença é pequena, mas se pensarmos que são 0,2% de BILHÕES de pessoas, torna-se bem significativa.
Nos 10 anos que o estudo cobriu, os países que produziram menos meninos (50,7%) foram os da África superquentes. Já em países predominantemente frios da Europa e da Ásia, a percentagem de machinhos nascidos foi maior (51,4%). E esse padrão continuou forte apesar das enormes variações em estilo de vida e status socioeconômico de um lugar para outro.
Será?????????????? 
Fonte: Revista Superinteressante online

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Frase

"Ri das cicatrizes quem nunca foi ferido".
          (Shakespeare)

11 de setembro completa 9 anos em meio a tensão polêmica nos EUA

Os atentados contra o World Trade Center e o Pentágono completam 9 anos neste sábado em meio a tensão e polêmica. O plano de um pastor protestante de queimar exemplares do Alcorão - o livro sagrado do Islã - no aniversário do ataque e o da construção de um centro islâmico perto do 11 de setembro, politizaram a data e geraram preocupações nos Estados Unidos e no mundo.
Na sexta-feira, após voltar atrás na queima do Alcorão, o reverendo Terry Jones tentou confundir a opinião pública, dizendo que havia suspendido e não cancelado o ato. Ele quer que autoridades religiosas islâmicas que planejam o Centro perto do marco zero alterem o local da construção.
Pelo mundo, ocorreram protestos em diversos países islâmicos contra a possível queima do livro sagrado do Islã. Afeganistão, Paquistão, Índia e Indonésia enfrentaram manifestações antiamericanas.
Nos EUA, as autoridades advertiram o pastor de que executar o "Dia da queima do Alcorão" pode colocar em risco vidas de soldados americanos no Afeganistão.
O vice-presidente Joe Biden vai comparecer a uma cerimônia em homenagem às vítimas dos atentados em um parque perto do marco zero, onde 2.752 pessoas morreram. Haverá 4 minutos de silêncio, representando os momentos em que os aviões atingiram as torres e quando ambas desabaram.
Fonte: Estadão

Metrô de Paris usará calor humano para aquecer prédio

Lendo o título da notícia, não se pode imaginar do que se trata - parece ficção científica - mas não é!
O metrô de Paris conta com 211 km de trilhos, em 16 linhas e 298 estações. O calor gerado corpo dos passageiros do metrô será utilizado para o aquecimento de um prédio próximo a uma de suas estações. O sistema irá aproveitar uma ligação existente com o prédio.
A energia emitida pelos corpos dos usuários e gerado pelo movimento dos trens será capturado e transportado até trocadores de calor no prédio. Um fluxo de ar passará pelos trocadores e o ar aquecido subirá por tubulações até os apartamentos.
O calor médio emitido por cada usuário é de 100 wats e, juntamente com o calor do movimento dos trens, mantém uma temperatura média de 14 a 20 graus celcius durante todo o ano nos túneis. Assim, o sistema deverá aquecer 17 apartamentos e deve diminuir as emissões de carbono em um terço, se comparado com o sistema convencional de caldeira, explica o site Pop Sci.
O prédio em questão está localizado na rua Beaubourg e passa por uma revitalização, adotando um caráter mais verde, conta o site Planet Ark. O sistema será lançado ainda este ano e deverá entrar em funcionamento no início de 2011.
O metrô de Paris garante que o projeto é algo único e aproveita uma conexão entre a estação e o prédio. Porém, construir esta ligação entre outras estações e outros prédios seria muito caro.
Realmente é um projeto inusitado mas sobretudo criativo! Provavelmente não vai resolver todos problemas ambientais. É uma pequena parcela de contribuição que pode fazer a diferença, se todos as pessoas tivessem esta visão!!!
Fonte: Globo online
  

Pesquisas recentes dão mais respaldo científico à musculação

Pesquisas recentes mostram que a musculação é importante para a saúde e ajuda a emagrecer. Levantar pesos é um exercício que tem ganhado cada vez mais respaldo científico.
Diversos estudos mostram que o impacto benéfico desta atividade física é muito maior do que se imaginava e, para certos casos, pode trazer resultados melhores do que os exercícios aeróbicos:
# Maior queima de gordura - Um estudo feito pela Universidade de Penn State, mostrou que pessoas acima do peso que começam a praticar musculação três vezes por semana, queimam cerca de 40% a mais de gordura do que quando fazem a mesma quantidade de axercícios aeróbicos.
# Maior gasto calórico - Quem faz musculação gasta mais calorias porque o corpo precisa de mais energia para recuperar os pequenos danos nas fibras musculares causada pelo levantamento de peso. E, uma pesquisa da Universidade de Maine, mostra que as pessoas podem gastar até 71% a mais de calorias do que se imaginava nos exercícios com peso.
Entre os 30 e 50 anos, as pessoas perdem cerca de 10% da massa muscular. O número chega a dobrar aos 60 anos. A musculação ajuda a evitar a perda da massa muscular e deixa o corpo mais definido e modelado.
# Os ossos vão ficar mais fortes - Não são apenas os exercícios aeróbicos de impacto, como a corrida e a caminhada, que fortalecem os ossos. O estudo publicado no "Journal of Applied Physiology" mostrou que, em 16 semanas, a musculação pode aumentar em 19% um hormônio que estimula a densidade óssea.
# Faz bem ao cérebro - A musculação ajuda a controlar a estresse e melhora o humor, segundo um estudo publicado pela Universidade do Texas.
Regura o ritmo circadiano, aumenta a função cognitiva, melhorando a memória, o raciocínio e o foco.
# A saúde agradece - Levantar peso diminui o risco de derrame em 40% e de infartos em 15%. O exercício ajuda a regular a pressã e controla a glicose no sangue, entre outros...
Então, dismistificados os efeitos da musculação! Até então, a bibliografia era muito reticente - não lhe atribuía todos estes benefícios!!!
Fonte: Globo online 

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Frase

"O passado não reconhece seu lugar: Está
sempre no presente"! (M.Quintana)

Livros envenenados mataram monges - na Idade Média

Monges morriam envenenados com livros, como no livro de Umberto Eco  transformado em filme - "O Nome da Rosa" -, de 1986, em que monges morrem ao folhear livros apócrifos cujas páginas tinham sido untadas com veneno.
Na vida real, é possível que, na Idade Média, religiosos dinamarqueses tenham sido vítimas de mercúrio , um componente tóxico usado para formular uma tinta vermelha de cor brilhante e viva.
Este é o resultado divulgado depois de um estudo feito com monges enterrados em uma abadia da Dinamarca. Os pesquisadores alertam que, ainda hoje, "folhear os livros da época pode ser fatal".
Fonte: Aventuras na História

O "Setentão"- E o Vento Levou...

Prestes a completar 72 anos, a superprodução "E o Vento Levou"-, o clássico dos clássicos - ainda não teve um substituto à altura. Pelo menos na minha visão!
Na noite gelada de 15 de dezembro, uma multidão se acotovelava nas ruas de Atlanta - Geórgia, para assistir a superestreia do filme, no cinema Loew's Grand.
Os atores Vivien Leigh, Clark Gable e Olívia de Havilland receberam o público na cerimônia de estreia do filme, "um dos maiores eventos que presenciei no sul dos Estados Unidos", disse o ex-presidente Jimmy Carter ao The New York Times, em 1999, em referência ao evento.
O épico de Victor Fleming retrata a Guerra da Secessão (1861 - 1865), conflito armado entre os estados confederados (sul) e abolicionistas (norte), o mais sangrento do país, onde 620 mil soldados foram mortos.
Esse conflito não é o único tema polêmico abordado na obra. A protagonista Scarlett O'Hara, representa o rompimento com a moral rígida sulista.
Em 1939, durante a sessão de gala do filme, as personagens negras tiveram de ficar em um local separado. E o elenco negro sequer foi convidado.
O livro de Margareth Mitchell, que serviu de base para o roteiro, vendeu 1 milhão de exemplares, mas foi o filme quem consolidou uma marca. Pelos cálculos do crítico Eric Melin -, hoje, "E o Vento Levou" renderia 1,5 bilhão de dólares apenas nos EUA - o filme "Titanic" abocanhou 600,8 milhões.
Reviravoltas nos sets de filmagens também marcaram o épico. A concorrência para ser Scarlett era acirrada. Escolhida entre 1400 candidatas (uma delas foi Bette Davis), Vivien Leigh era avessa ao galã. Já, Clark Gable não quis ser dirigido por um homossexual, influenciando a demissão do diretor - substituído pelo próprio Victor Fleming.
O filme em números:
Oscar - 10 estatuetas
Estúdio - 88 horas de filmagens
Custo - U$ 3,9 milhões
Bilheteria - U$ 25 milhões
Figurino - 2500 vestidos foram confeccionados
Fonte: Aventuras na História