quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

41º Fórum de Davos

A elite política, econômica e cultural se reúne a partir de hoje para debater um planeta que vive um cenário de transição. É assim que a 41ª edição do Fórum Econômico Mundial se projeta do alto da montanha de Davos (Suiça).
"Normas compartilhadas para uma nova realidade" - o lema da edição deste ano, reflete um desejo de garantir que novas potências partilhem os valores das potências tradicionais. Aponta que o mundo mudou e é necessário criar novos parâmetros para que todos se sintam incluídos nele. E, ainda tem como missão debater a nova realidade criada pela maior crise financeira e econômica global desde a Grande Depressão.
Os riscos econômicos, o aumento dos preços dos produtos básicos, o grave desemprego e as dívidas soberanas serão alguns dos assuntos que centrarão as discussões econômicas até domingo, quando concluirá a reunião.
É sintomático também que o tema da segurança alimentar, sempre levantado por países pobres, tenha precedido a abertura do fórum suscitada pelo presidente da França, convidado a Davos. No comando do G-20, o presidente francês propôs medidas de segurança alimentar para serem debatidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário