A Nasa anunciou que seu veleiro especial NanoSail-D foi o primeiro a dar uma volta completa em torno da Terra, navegando só impulsionado pelo vento solar. Esse vento é composto por partículas emitidas pelo Sol.
Elas são captadas pelas velas da espaçonave, e impulsionam o satélite, como se fosse o vento que os velejadores usam em terra. A NanoSail-D tem dimensões modestas. É pouco menor que um forno de microondas.
O feito abre caminho para naves maiores, movidas a energia do Sol, no lugar dos tradicionais foguetes. Porém a necessidade deles continua para vencer a gravidade da Terra e lançar naves ou satélites ao espaço. Mas uma vez lá em cima, o deslocamento pode ser feito com as partículas do Sol, sem necessidade de combustível adicional.
Na medida que o veleiro circula o planeta, raspando na alta atmosfera, ele perde impulso e altitude. A Nasa calcula que a NanoSail-D deve começar a reentrada na atmosfera dentro de 120 dias. Por ser pequeno, ele vai queimar totalmente enquanto mergulha e nenhum pedaço deve chegar ao chão.
A Nasa está estudando como naves assim podem ser usadas para resgatar o lixo em órbita da Terra, composto por restos de foguetes e satélites.
Fonte: Época.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário