terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Vinícola mais antiga do mundo está em caverna na Armênia

Um aparato para amassar uvas, jarras de fermentação e até um copo e uma tigela para beber foram encontrados em uma caverna localizada na Armênia. Elas são as evidências mais antigas do hábito humano de saborear o vinho.
Os pesquisadores da expedição internacional pertence à Universidade da Califórnia (EUA), informaram que os objetos datam de aproximadamente 6.000 anos atrás e representam um conjunto completo da produção do vinho.
A produção em larga escala sugere que as uvas eurasianas já eram conhecidas pelo homem. O lugar onde os artefatos estavam, conhecido como Aremi-1, já revelou outras peças de valor arqueológico, como um mocassim de couro com pelo menos 5.500 anos de idade. Ainda foram encontrados no local restos de grãos prensados, ramos de videira atrofiados, uma prensa rudimentar, uma cuba em argila aparentemente usada para fermentação, cacos de cerâmica impregnados de vinho e uma taça e uma caneca para bebê-lo.
E, por sua localização entre tumbas, os estudiosos imaginam que a produção de vinho era usada em cerimoniais.
As cavernas ficam numa espécie de canyon situado na província armênia de vayotz Dzor, uma região na fronteira do Irã e Turquia.
Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário