quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Ilhas lutam para não afundar

A elevação do nível do mar ameaça zonas costeiras em todo mundo. Para as ilhas, o perigo ainda é maior. Nações inteiras estão ameaçadas literalmente de imergir. Mas já existem estratégias para evitar esse desastre.
Lendas como a da ilha perdida de Atlântida não fazem mais parte apenas do imaginário humano. O aquecimento global transformou ilhas ameaçadas de desaparecer em um problema concreto. Esse perigo atinge especialmente as chamadas ilhas planas, onde quase não há elevações.
Com ideias criativas, moradores lutam para proteger seus territórios e se tornam peças-chave da política climática.
Nas ilhas Maldivas, localizada no oceano Índico, a sudoeste do Sri Lanka, o ponto mais alto das quase 2.000 ilhas que compõem o país-arquipélago fica apenas 2,4m acima do nível do mar. E, se esse nível continuar subindo, como mostram as previsões, muitas das ilhas se tornarão inabitáveis. 
Os moradores do atol Carteret, no sul do oceano Pacífico, não têm muito tempo. Em 2015, as ilhas pertencentes a Papua Nova Guiné - um estado da Oceania, que ocupa a metade oriental da Nova Guiné e algumas ilhas próximas. A outra metade pertence à Indonésia -, já poderão estar inabitáveis.
Desde 1993, o avanço foi de 40 cm nas ilhas Carteret, cuja altitude mal chega a um metro. Estudos do Instituto de Pesquisas de Impactos Climáticos, de Leipzig, na Alemanha, prevêem um aumento do nível do mar, em termos globais, de 1 a 2 metros até o fim deste século.
Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário