terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A Londres dos pobres e criminosos...

Universidades britânicas lançaram um site com milhares de documentos que revelam a vida dos miseráveis ingleses nos séculos XVII e XVIII.
A história não é feita apenas de heróis e grandes personalidades. Por isso, o London lives - crime, poverty and social policy in the metropolis se dedica aos personagens menos retratados pela história oficial para mostrar a verdadeira Londres do século XVIII. O site apresenta milhares de documentos relativos aos "plebeus" da cidade. São registros criminais, ocorrências policiais, arquivos de instituições de caridade e de assistência aos pobres, registros médicos, etc., datados de 1690-1800.
A ideia dos pesquisadores envolvidos na criação do site, das universidades de Sheffield e de Hertfordshire, é mostrar como viviam as pessoas comuns e pobres na primeira cidade do mundo a atingir 1 milhão de habitantes.
No total, são 240 mil manuscritos e impressos conservados em 8 arquivos londrinos, além de informações vindas de 15 bancos de dados de outros projetos. São mais de 3,3 milhões de registros individuais que revelam o papel desempenhado por cidadãos que não faziam parte das elites na evolução das práticas sociais da metrópole moderna.
Fonte: História Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário