domingo, 30 de janeiro de 2011

Cavalgada sobre o gelo

O Turfe branco é um tradicional evento equestre que se realiza todos os anos em St.Moritz - Suiça -, há mais de um século.
Um hipódromo construído em cima de um lago congelado, é o palco do "White Turf" - que ocorre nos três primeiros domingos de fevereiro. Numa pista de de 1.740m - a maior plana do mundo no gênero - são disputadas provas que atraem um grande público e muitos competidores de toda Europa.
O White Turf conta com três modalidades de provas: a corrida de turfe propriamente, com um percurso de 2 mil metros, no estilo convencional.
Em seguida, há a Trabrennen, uma corrida de 1.900m com os levíssimos trenós puxados pelo cavalo trotador. Nesta, cada jóquei fica acomodado num pequeno assento.
Mas o ponto culminante é a prova de Skikjöring, um tipo de competição em que os jóqueis são esquiadores puxados por cavalos, que podem atingir uma velocidade de até 50 km/h durante a disputa - o que requer dos competidores muita coragem.
Desde que adequadamente ferrado, nenhum animal  precisa de experiência prévia para pisar numa pista de neve. Para evitar que a neve se acumule sob os cascos, o que poderia causar um tombo indesejável, colocam uma borracha presa entre a ferradura e o casco, no momento de ferrar o animal.
Para evitar que ele ainda deslize ou derrape em alta velocidade nas curvas, são usados uma série de cravos especiais, de tamanhos e formatos diversos, cada qual com uma função específica.
Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário