domingo, 9 de janeiro de 2011

Stonehenge: uma nova teoria

Engenheiro britânico sugere que construtores do monumento  usaram "casulos" de vime para transportar as enormes rochas na construção de Stonehenge, famoso círculo de pedras do período Neolítico, localizado no sul da Inglaterra. Este é, sem dúvidas, um dos mais conhecidos e intrigantes enigmas da história.
De tempos em tempos, novas teorias surgem para tentar explicar como uma sociedade primitiva, que nem mesmo a roda conhecia, conseguiu mover enormes rochas com cerca de quatro toneladas cada uma e empilhá-las a mais de 320 km de distância da jazida de onde foram retiradas.
No mês passado, foi a vez de Garry Lavin, engenheiro e apresentador de programas da BBC, divulgar sua hipótese: para ele, os construtores de Stonehenge envolveram as torres de pedras em vime, formando ´"casulos" para que as rochas pudessem ser roladas. Essa técnica também permitiria que os blocos flutuassem na água, o que explica a travessia de alguns rios e córregos entre a jazida das pedras e o local onde o círculo foi montado.
Questionado pelo jornal britânico Daily Mail a respeito da origem dessas ideias, ele explicou que sempre achou improvável a hipótese de que os construtores do monumento tivessem arrastado as enormes rochas, devido ao atrito no chão. "O ponto chave é pensar na tecnologia que sempre esteve ao redor daqueles homens", disse o engenheiro. Apesar de não explicar como as rochas teriam sido empilhadas, a teoria de Lavin tem sido bem aceita pelos estudiosos de Stonehenge.
Hipóteses como esta dividem espaços com outras ideias absurdas, que atribuem a construção ao lendário Mago Merlin e até a extraterrestres.
O fato é que se as teorias são plausíveis ou não, o monumento está lá. Um "quebra-cabeças" gigante a nos desafiar, através de séculos... 
fonte: História Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário