domingo, 16 de janeiro de 2011

"Casanova" o irresistível: exagero ou mera literatura?

Casanova - Irressistível para as mulheres, foi assim que entrou para a história como protagonista de fantásticas aventuras amorosas. Porém, hoje persistem dúvidas sobre se tudo não passou de imaginação exagero ou mera literatura.
Se para representar a Idade Média proliferaram os contos de cavalaria, que inundaram a nossa imaginação com jovens em armaduras brilhantes lutando pela honra de suas donzelas, e quando pensamos no século 18 vêm à mente reis coroados e nobres envolvidos com as cortes européias, amores proibidos e duelos entre cavalheiros. Se esse século virasse filme (já rendeu vários), o ator principal poderia ser Giacomo Casanova. Ninguém soube viver tão bem como esse aventureiro nascido em Veneza, que se tornou conhecido como o maior conquistador de todos os tempos. Sua fama surgiu com a publicação de um livro chamado "Memórias", cuja autoria é atribuída a ele.
A obra considerada um dos mais importantes retratos europeus daquele período, veio à luz cerca de 30 anos depois de sua morte e narra as proezas de um homem que nunca trabalhou e ainda amealhou fortunas e adquiriu conhecimentos. Mas foi ao lado de damas da corte, princesas e rameiras com as quais conviveu que ele construiu sua fama de conquistador. Mesmo desprovido de elementos particulares de sedução, não teria havido mulher que resistisse aos seus encantos.
Uma história perfeita demais para ser verdade. E é provável que não seja mesmo. Praticamente tudo que se sabe da vida de Casanova é narrado nas "Memórias". Ali ele surge como um gênio poliglota, intelectual, aventureiro, espião, milionário e, é claro, conquistador. Todos os ingredientes necessários para fazer de qualquer livro um best seller - e de Casanova um personagem eterno. O problema é que nem mesmo a autoria da obra é completamente consensual. Seu conteúdo polêmico, ainda se discute que parte Casanova realmente viveu e o que ele inventou.
O livro "Memórias" onde Casanova relata as aventuras e conquistas amorosas e os conhecimentos adquiridos é leitura indispensável. Mas é preciso fôlego. A obra tem 12 volumes!!!  
Verdade ou não, uma coisa é certa: ele conseguiu entrar para a  história e perpetuar sua fama!!!
Fonte: Aventuras na História

Nenhum comentário:

Postar um comentário