segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O Clima mudou o gosto do Chá

As altas temperaturas seriam as responsáveis pelo baixo rendimento e pela alteração do sabor característico da bebida mais popular da Índia. As colinas elevadas e a chuva abundante fazem do Estado de Assam - capital: Guwahati -, no nordeste indiano, um lugar ideal para o cultivo do chá. Mas, nos últimos 60 anos, as chuvas se reduziram em mais de 50%, e a média da temperatura mínima aumentou em um grau, para 19,5ºC.
É uma clara mudança climática, e ela obrigatoriamente terá um grande impacto na indústria do chá - de acordo com cientistas climáticos de Assam.
O Comitê do Chá da Índia afirmou que houve um declínio na produção recentemente. Desde 2007, em Assam a queda na produção só aumenta. Uma redução bem maior era esperada em 2010.
O diretor do Tocklai Tea Research, a mais antiga estação de pesquisa sobre o chá do mundo, afirmou que a chuva e a temperatura mínima foram os dois fatores que mais afetaram a qualidade e a quantidade das colheitas.
A queda tem ocorrido, embora tenha havido um aumento na área de cultivo, assim como surgiram novos jardins. Esse é o indicativo da gravidade da ameaça, segundo eles.
As alterações realmente têm sido observadas no sabor, e o chá está mais fraco.
Os agricultores dizem que "a essência mudou". Não existe mais o sabor cremoso e forte. A área é fonte dos melhores e mais finos chás pretos. As ervas de Assam são mundialmente conhecidas por seu vigor e corpo e a demanda é muito grande para o chá Assam no Exterior, devido ao seu sabor forte. O temor é de que as mudanças vão prejudicar drasticamente a demanda pela variedade.
Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário