sábado, 8 de janeiro de 2011

Batalha contra o chiclete no Equador

Esta notícia é tão inusitada que merece ser repassada...
Em parceria com a população, governo de Quito toma medidas para reverter danos causados por goma de mascar.
Depois das pombas, o chiclete. A luta pela defesa do patrimônio histórico está mobilizando autoridades e moradores de Quito, no Equador, para resolver um problema aparentemente simples: tirar os restos de goma de mascar que ficam grudados no chão. Eles estão em toda a parte, cobrindo de manchas as calçadas e o pavimento do centro histórico da capital equatoriana, classificada como patrimônio da humanidade pela Unesco.
Para deixar o centro histórico limpo é preciso desgrudar os cerca de 200 mil chicletes espalhados pelo centro da cidade - algo como 10 por metro quadrado. Apenas na Praça da Independência são 50 mil, e cerca de 47 mil na Praça da Igreja de Santo Domingo (quem será que contou???!!!).
Para retirá-los são usadas máquinas lavadoras de alta pressão, que também higienizam as pedras, revelando sua cor original. O processo de limpeza deve durar cerca de quatro meses. Depois de concluído, as autoridades já avisaram que quem for pego jogando chiclete mascado no chão será multado em UU$24, equivalente a R$ 40,00.
Fonte: História Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário