terça-feira, 18 de janeiro de 2011

No calor do inverno

Assim como na fábula de Esopo, em que as formigas trabalhavam no verão para acumular alimentos e garantir sobrevivência no inverno, uma universidade suiça está armazenando o calor do verão para reutilizar quando os termômetros baixarem. O conceito não é novo, mas a engenharia para colocá-lo em prática fará o projeto da Universidade ETH Zurique ser pioneiro no mundo. O plano é capturar o excesso de calor gerado por aparelhos eletrônicos, servidores de computador e até pelo corpo humano e jogá-lo debaixo da terra em enormes tubulações de água, cuja temperatura oscilará entre 7 e 18°.
No rigoroso inverno suiço, essa água "morna" será aquecida até atingir entre 30 e 35°C para ser reutilizada na calefação dos prédios da faculdade. Como a água subterrânea entra pré-aquecida no sistema, o gasto de energia elétrica pode cair a 1/12 do atual, e a geração de calor será feita praticamente sem emissão de CO2.
Uma verdadeira revolução para um país que passa mais da metade do ano coberto de neve. Para Hansjürg Leibundgut, professor da ETH e consultor do projeto, "no futuro", a Suiça terá um grande estoque subterrâneo de calor, e o abastecimento será tão eficiente como são, hoje, o sistema de esgoto e o transporte coletivo.
Esta onda de sustentabilidade veio para ficar. É urgente pensar o futuro...!
Fonte: R. Vida Simples 

Nenhum comentário:

Postar um comentário