sábado, 9 de junho de 2012

China anuncia missão tripulada para acoplar nave a módulo espacial

A agência espacial da China anunciou neste sábado que lançará astronautas neste mês para realizar a primeiro acoplagem tripulada do país, o passo mais recente do ambicioso plano chinês de exploração espacial. Três astronautas, entre os quais possivelmente estará uma mulher (a primeira viajante espacial da China), realizarão a primeira missão orbital chinesa com um módulo experimental.
O foguete Longa Marcha 2F, com a nave Shenzhou 9 ("Nave Divina"), foi levado à plataforma de lançamento de Jiuquan, no deserto no noroeste do país, neste sábado para o voo, que será realizado em meados de junho, disse a agência Xinhua (Nova China) citando um porta-voz do programa espacial.
Durante o voo, um dos três tripulantes ficará a bordo da Shenzhou 9 "com uma medida de precaução em caso de emergência", enquanto os outros entrarão no módulo orbital Tiangong 1 ("Palácio Celeste"), lançado em setembro do ano passado. A ideia é que os três tripulantes vivam no local. O governo não anunciou por quanto tempo a missão durará.
"Atualmente, todos os preparativos para uma ligação entre o módulo Tiangong-1 e a Shenzhu 9 com pessoas a bordo têm um bom desenvolvimento", disse a Xinhua.
Niu Hongguang, vice-comandante-chefe do programa espacial tripulado, disse que a tripulação "pode incluir astronautas mulheres", segundo a Nova China. Em 2010, o governo disse que duas pilotos da Força Aérea haviam entrado no programa espacial, mas não revelou mais detalhes.
O programa espacial chinês fez um firme progresso desde o lançamento em 2003, que tornou o país o terceiro a colocar um homem no espaço. Até 2008, houve mais duas missões tripuladas, sendo que uma delas incluiu uma caminhada espacial.
A China completou seu primeiro encontro espacial em novembro, quando a missão Shenzhu 8 permitiu que a não tripulada Shenzhou 8 se acoplasse a Tiangong 1 por controle remoto. O voo anterior chinês, o Shenzhu 7, aconteceu em setembro de 2008.
A China programou duas missões de acoplamento para este ano e planeja completar uma estação espacial tripulada até 2020 para substituir a Tiangong 1. Com cerca de 60 toneladas, a estação chinesa será consideravelmente menor do que a Estação Espacial Internacional, de 16 nações.
Pequim lançou seu programa para uma estação espacial independente depois de ter sido rejeitada pela Estação Espacial Internacional, amplamente por causa de objeções dos EUA. Washington tem receio de vínculos militares do programa e não quer compartilhar tecnologia com um rival econômico e político.
IG Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário