sexta-feira, 29 de junho de 2012

48% dos brasileiros não se preocupam com o desperdício de água

Quase metade da população brasileira (48%) consome água sem a preocupação de desperdiçá-la, segundo aponta pesquisa feita pela WWF Internacional. O levantamento também indica que 45% dos brasileiros admitem não adotar nenhuma medida para reduzir o consumo do recurso, como fechar a torneira aos escovar os dentes ou tomar banhos rápidos.
Aliás, 30% demora mais do que 10 minutos de baixo do chuveiro.A pesquisa, encomendada pela ONG ao Ibope, revela alguns dados contraditórios à falta de racionamento: 80% dos brasileiros pensam que pode haver problemas com o fornecimento de água no futuro e 68% reconhecem que a principal causa para este problema será o desperdício. O levantamento ouviu 2.002 pessoas em 26 Estados em novembro do ano passado e ainda aponta que 67% das casas brasileiras enfrenta algum tipo de problema por falta de água, sendo que ela chega menos em 29% das residências do Nordeste.
A preocupação com o desperdício diminuiu em relação a 8 anos atrás, quando uma pesquisa semelhante foi divulgada pela WWF. Em 2006, só 37% afirmou consumir água sem preocupação com o desperdício e 18% admitiu demorar mais de dez minutos no banho – tempo que equivaleria ao gasto de 100 litros do recurso.
Outra constatação é a do estudo divulgado neste ano é que a agricultura usa 70% da água consumida no Brasil, apesar de 81% dos entrevistados pensar que os setores que mais consomem são a indústria e as residências.Segundo a WWF, o brasileiro é menos "gastão" do que o europeu: enquanto usamos 185 litros de água por dia, eles consumem 200 litros diariamente. Mas estamos muito à frente de regiões mais vulneráveis ao abastecimento do recurso, como a África Subsaariana (onde cada habitante consome menos de 50 litros por dia) e o próprio Nordeste (100 litros por habitante por dia).
Precisamos mudar este percentual!!!
National Geographic

Nenhum comentário:

Postar um comentário