sexta-feira, 22 de junho de 2012

Pesquisadores descobrem sistema com menor distância entre planetas

Pesquisadores do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, em Cambridge, Massachusetts, descobriram um novo sistema composto por dois planetas. Kepler-36, como ficou conhecido, chamou a atenção dos astrônomos por conta da proximidade entre os dois planetas. "Eles estão mais próximos um do outro do que qualquer sistema planetário que já encontramos", afirmou o Eric Agol, pesquisador da University de Washington.
Os dois planetas orbitam ao redor de uma estrela parecida com o Sol, mas muito mais velha. O planeta interno, chamado Kepler-36b, é um astro rochoso com 1,5 vez o raio e 4,5 vezes a massa da Terra. O outro planeta, Kepler-36c, que aparece por inteiro na reprodução do sistema criada pelo artista David Aguilar, é um astro gasoso, com 3,7 vezes o raio e 8 vezes a massa da Terra.
A cada 97 dias os dois planetas passam por uma conjunção em que ficam a uma distância 5 vezes menor que a que separa a Terra da Lua. Como o planeta Kepler-36c é muito maior que a Lua, a vista dessa conjunção é espetacular, segundo os pesquisadores.
A equipe de astrônomos estuda agora os motivos que fizeram com que dois planetas tão diferentes fossem acabar tão próximos um do outro. No nosso sistema solar, os planetas rochosos ficam próximos do Sol, enquanto os gasoso ficam mais distantes. No sistema Kepler-36, os dois astros estão bem próximos de sua estrela.
Embora o sistema Kepler-36 seja o primeiro a apresentar tamanha proximidade entre os planetas, pesquisadores acreditam que ele não será o único. A descoberta foi publicada na mais recente edição da revista Science Express.
Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário