quarta-feira, 27 de junho de 2012

Temperatura em Los Angeles vai aumentar ainda neste século

Um estudo liderado pelo especialista da Universidade da Califórnia-Los Angeles Alex Hall mostra que a mudança do clima irá levar temperaturas na região a subir uma média de 4 a 5 graus Farenheit em meados deste século, triplicando o número de dias extremamente quentes na área central da cidade, e quadriplicando o número em seus vales e colinas.
Divulgado esta semana, é o primeiro estudo a fornecer previsões específicas de mudança de clima para a área de Los Angeles, com previsões únicas por bairros. O mais sofisticado estudo de clima regional já feito, foi produzido pela UCLA com financiamento e apoio da prefeitura da cidade.
“As alterações em nossa região são significativas, e teremos de nos adaptar,” disse Hall, professor do departamento de estudos atmosféricos e oceânicos da universidade, e também autor dos relatórios do Painel Intergovernamental Sobre a Mudança do Clima (IPCC) da ONU. “Cada estação do ano em todas as partes da região será mais quente,” afirmou ele. “Este estudo estabelece uma fundação para que a área confronte a mudança do clima. Agora temos números reais, e podemos falar sobre adaptação.”
Além da prefeitura, uma coalizão sem precedentes e universidades, empresas, ONGs e outras agências tornou o estudo possível. O prefeito Antonio Villaraigosa e a cidade de Los Angeles contribuíram com U$ 613.000 de uma bolsa do Departamento de Energia americano. Embora os cientistas soubessem que haveria aquecimento, esta é primeira vez que elaboradores de políticas na região têm informações precisas sobre as quais basear seus planos.
“O modelo da UCLA mostra mudanças do clima a nível de bairros, permitindo que apliquemos o rigor da ciência ao planejamento de longo prazo da cidade e da região,” disse Villaraigosa. “Com bons dados levando a boas políticas, podemos criar soluções inovadoras que irão preservar nosso ambiente e melhorar a qualidade de vida para a próxima geração de habitantes.”
O estudo examinou os anos de 2041a 2060 para prever a mudança de temperatura média em meados do século. Os dados cobrem todo o condado de Los Angeles e de 45 a 90 quilômetros além, incluindo todo o condado de Orange e partes de Ventura, San Bernardino e Riversidade. O estudo fez grades de quadrados de cerca de 2 quilômetros e forneceu previsões únicas de temperatura para cada um deles. Os modelos globais do clima geralmente usam grades de 90 a 200 quilômetros.
O corte das emissões de gases estufa poderia reduzir o impacto sobre Los Angeles, disse Hall. Mas mesmo que o mundo tenha sucesso nesta meta que hoje parece irrealista, a grande Los Angeles ainda teria um aquecimento de 70% dos níveis atualmente previstos, segundo o estudo. “Eu acho que para muitas pessoas, a mudança do clima ainda parece uma alteração futura nebulosa e abstrata, e isto a torna mais real. O estudo nos abre os olhos, e tenho esperanças de que podemos confrontar a mudança do clima e nos adaptarmos a ela”, afirmou, de acordo com o Science Daily.
National Geographic

Nenhum comentário:

Postar um comentário