sábado, 21 de maio de 2011

22 de maio - "Dia da Biodiversidade"

Algum país abriga tão expressiva biodiversidade como o Brasil? A resposta é: nenhum! Seis dos principais biomas de nosso território reúnem a maior variedade de fauna e de flora da Terra. De acordo com os números do Ministério do Meio Ambiente, Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, pantanal Mato-Grossense e Pampas têm, juntos, mais de 13% de cerca de 1,5 milhão de espécies descobertas e catalogadas pelos cientistas nos quatro cantos do mundo.
Enfim, além das 55 mil plantas com sementes, são nada menos que 530 mamíferos (mais de meia centena de primatas), 1,8 mil de aves, 800 de anfíbios, 680 de répteis e cerca de 3 mil de peixes. Isso sem levar em conta que apenas 10% da zoologia brasileira estimada é conhecida e estudada. Os mais respeitados pesquisadores internacionais calculam que estão sendo encontrados, a cada ano, perto de 1,5 mil novas  espécies. Nesse ritmo, dizem eles, precisaremos de 800 mil anos para conhecer toda nossa biodiversidade - claro, contanto que trancássemos o ritmo de devastação e extinção.
Entre os grupos mais bem idendificados e definidos de forma científica em nossa fauna estão os mamíferos e as aves. São os mais visíveis na mata, os mais comuns de estar em contato com o ser humano.
Essa riqueza de fauna deve-se aos múltiplos habitats que ocupam o imenso território brasileiro, com sua geografia diversificada e clima que oscila do tropical ao semiárido. Todas essas categorias ajudaram a criar vários nichos ecológicos que favorecem a formação das tantas espécies que temos.
Diante dos superlativos da fauna brasileira, como proteger e preservar tanta vida, em que muitos bichos conhecidos estão já em vias de desaparecimento, principalmente em decorrência das consequências nefastas da devastação de seus habitats???
Fonte: National Geographic.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário