Monumentos de cidades brasileiras ficarão amarelos durante lançamento de Campanha que visa reduzir número de vítimas de trânsito.
A Organização das Nações Unidas (ONU) lança nesta quarta-feira (11) uma campanha mundial em favor das ações propostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para reduzir o número de vítimas do trânsito pela metade. De acordo com a OMS, o trânsito mata 1,3 milhão de pessoas e deixa cerca de 50 milhões de feridos em todo o mundo a cada ano e o número de vítimas não está diminuindo.
No lançamento da Campanha no Brasil, monumentos em diversas cidades ficarão amarelos, por dez dias, da cor dos semáforos. No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor será iluminado às 18h. Entre outros pontos do mundo estão a Torre Eiffel em Paris, a Muralha da China, Times Square em Nova York.
Pesquisa feita pela OMS em 178 países, com base em dados de 2008, mostrou que mais de 90% das mortes decorrentes de acidentes no trânsito são registradas em países de baixo ou médio desenvolvimento e que metade dessas vítimas são pedestres, ciclistas ou motociclistas. Essa proporção é ainda maior nas economias mais pobres, diz o estudo.
A OMS prevê que em 2030 os traumatismos por acidentes de trânsito passarão a ser a quinta causa principal de mortalidade no mundo. Em 2004, eles ocupavam a nona posição no ranking.
Fonte: Folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário