sexta-feira, 6 de maio de 2011

As lulas podem nos alertar de terremotos?

Pescadores da província de Tokushima, no sudoeste do Japão, estão intrigados com uma coincidência: a farta pesca de lulas que aconteceu antes dos grandes terremotos de 11 de março deste ano e o de 1995.
Eles relataram ao jornal japonês Yomiuri Shimbum que a quantidade de moluscos coletados foi acima do normal. A cooperativa local, registrou a captura de 200 toneladas durante os meses de janeiro e fevereiro, mais do dobro do que  normalmente é retirado do mar. Outra cooperativa da região também relatou uma pescaria forte no período, de 70 toneladas, o triplo do que geralmente se obtém.
Antes do terremoto de 1995, o Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão registrou 491 toneladas de lulas e outros cefalópodes um resultado 1,4 vezes maior que em 1993 e 1,9 vezes maior que em 1992.
Um instituto de pesquisa da pesca em Tokushima acredita que o verão do ano passado, mais quente, pode explicar a abundância de cefalópodes. A temperatura mais alta é favorável para que as lulas botem mais ovos.
O professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Tokai Toshiyasu Nagao observa relações entre as capturas de peixes de profundidade antes do terremoto. Segundo ele, há muitos relatos de possíveis ligações entre o comportamento animal e terremotos.
Fonte: National Geographic. com

Nenhum comentário:

Postar um comentário