quarta-feira, 11 de maio de 2011

Lavar recicláveis antes de jogar no lixo não é desperdício

A maior parte das embalagens que usamos em casa, como uma garrafa de suco ou uma lata de creme de leite, acumula restos orgânicos. Essas sobras precisam ser retiradas antes do descarte. É importante que as embalagens estejam limpas, inclusive, para evitar mau cheiro e proliferação de insetos. Mas aí podemos questionar que, para lavar essas embalagens, há gasto de água - e, portanto, desperdício. Alguns argumentos mostram que não é bem assim.
A vazão de uma torneira é de aproximadamente 9 litros por minuto. Isso quer dizer que, se ficarmos 2 minutos com a torneira aberta lavando os recicláveis, poderemos gastar cerca de 20 litros. É muito? Sim. Porém, se bebermos 2 litros de água por dia, por exemplo, essa é a quantidade consumida ao longo de quase 10 dias.
Mas, a lógica se inverte se decidirmos abrir mão de lavar a embalagem reciclável para economizar água e jogá-la no lixo comum. Por que?
Primeiro - Ela vai ocupar um espaço que está no limite. No Brasil espaços destinados a aterros pedem socorro. Segundo a última Pesquisa Nacional de Saneamento Básico do IBGE, 50,8% dos  municípios brasileiros destinam seus resíduos de forma incorretas nos lixões. Quanto menos lixos nesses locais, melhor.
Segundo - A água é um recurso natural consumido em todas as etapas da cadeia de produção de embalagens, que inclui extração de matéria-prima, desenvolvimento do produto, fabricação, transporte, distribuição, compra e uso do consumidor. Por isso, a quantidade de água gasta para lavar e descartá-la corretamente é bem menor do que a utilizada no seu processo de fabricação.
Terceiro - Para cada embalagem que não é reciclada nem reutilizada, outra nova entra no mercado. Lançar no lixo comum objetos que podem ser reciclados é colocá-los na natureza sem direito a uma segunda chance de uso. Pior ainda quando sabemos que artigos como latas de alumínio demoram até 500 anos para se decompor e sacos e copos plásticos até 450 anos. É muito tempo!!!
Fonte: Superinteressante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário