terça-feira, 3 de maio de 2011

Concerto histórico na Faixa de Gaza

O maestro argentino-israelense Daniel Barenboim regeu, nesta terça-feira, uma orquestra integrada por músicos europeus em um concerto pela paz na Faixa de Gaza.
Foi a primeira apresentação de um grupo internacional de músicos eruditos em Gaza.
Israel proíbe seus cidadãos civis de viajar para Gaza, então o maestro entrou no território, acompanhado por 25 músicos, pelo posto da fronteira de Rafah, na divisa com o Egito.
O músico, hoje,  é o maestro vitalício da Ópera Estatal de Berlim, na Alemanha, e maestro convidado da ópera La Scala, em Milão, na Itália.
Há anos, o maestro vem usando a música para tentar promover a paz entre Israel e os palestinos. Como parte desse projeto, criou a West-Eastern Divan Orchestra, integrada por jovens árabes e israelenses. A orquestra tocou na cidade de Ramallah, na Cisjordânia, em 2005.
O concerto na cidade de Gaza, no entanto, foi uma das iniciativas mais ambiciosas do músico.
Antes do concerto, em uma declaração divulgada pelo órgão de Educação, Ciência e Cultura da ONU - a Unesco -, ele disse que a apresentação não seria um acontecimento político.
Gaza é governada pelo grupo islâmico Hamas, que Israel considera uma organização terrorista. Desde 2005, a faixa costeira de terra vem sendo submetida a um bloqueio pelo governo de Israel.
No ano passado, no entanto, o bloqueio foi amenizado após a violenta ação israelense contra uma frota de navios que trazia ajuda humanitária para Gaza, resultando na morte de militantes turcos.
O governo de Israel bloqueou tentativas anteriores do maestro de se apresentar em Gaza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário