quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Europa lançará em 2022 sonda para estudar Júpiter

 
A Agência Espacial Europeia (ESA) assinou um contrato de 350 milhões de euros com a Airbus Defence and Space para construir Juice, uma sonda que vai estudar Júpiter e suas luas congeladas - anunciou o grupo nesta quarta-feira.
Juice (JUpiter ICy moons Explorer) deve ser lançada em 2022 por um foguete Ariane 5 da base aérea de Kourou (Guiana Francesa). Ela realizará em seguida uma viagem de sete anos e meio que lhe permitirá chegar ao sistema jupiteriano.
Juice é a primeira missão europeia destinada a Júpiter, o maior planeta do sistema solar.
A ESA havia anunciado em meados de julho que havia escolhido a Airbus Defence and Space (Airbus DS) como "contratante principal" para esta missão. O contrato foi oficialmente assinado em Toulouse (França).
A missão visa buscar possíveis mundos habitáveis ao redor deste gigante gasoso, explicou a Airbus DS, divisão do grupo Airbus, em comunicado.
Juice examinará o sistema jupiteriano e suas luas congeladas concentrando-se particularmente em Europa, Ganimedes e Calisto, três satélites naturais que poderiam abrigar oceanos em sua superfície.
Uma vez na órbita de Júpiter em 2030, Juice realizará múltiplos sobrevoos durante três anos e meio. Depois, será colocada em órbita ao redor de Ganimedes.
Com massa de 5,5 toneladas, Juice será alimentada por um gerador solar de 97 metros quadrados, o maior já realizado para uma missão interplanetária.
Como mestre de obras da sonda, a Airbus Defence and Space, número dois mundial do setor espacial, empregará 150 pessoas e dirigirá um consórcio composto por mais de 60 empresas.
"A equipe de projeto da Airbus Defence and Space está trabalhando duro para entregar o primeiro equipamento até o verão de 2016", disse François Auque, CEO da Space Systems, em comunicado.
Isto É

Nenhum comentário:

Postar um comentário