terça-feira, 22 de dezembro de 2015

SpaceX faz lançamento e pouso histórico no foguete Falcon 9

Em um lançamento realizado no fim da noite de ontem, na Flórida, a empresa norte-americana SpaceX colocou 11 satélites comerciais em órbita terrestre e, com seu foguete Falcon 9, realizou com sucesso o pouso do primeiro estágio do foguete numa plataforma em Cabo Canaveral.
 
 
O retorno bem sucedido do primeiro estágio abre a possibilidade de reduzir drasticamente o custo de viagens especiais e lançamentos, já que o equipamento, que voltou intacto, poderá ser reutilizado.

"Eu ainda não posso acreditar direito", disse o empresário e idealizador do SpaceX, Elon Musk. "Acho que esse é um momento revolucionário, pois ninguém jamais trouxe um propulsor de classe orbital de volta intacto", completou. O Falcon 9 tinha sofrido um acidente em 28 de junho, quando tentou mandar suprimentos à Estação Espacial Internacional.
Esta cápsula Falcon 9 sem tripulação a cargo da companhia californiana decolou de Cabo Canaveral (Flórida, EUA) com uma carga de 11 satélites de comunicação.
Alguns minutos mais tarde, o acelerador se separou do resto do foguete, realizou um giro de 180 graus e retornou à Terra, onde aterrissou a apenas 10 quilômetros mais longe de onde tinha decolado.
O resto do foguete, com a carga, seguiu sua rota até conseguir pôr os 11 satélites em órbita, uma operação que durou no total cerca de meia hora.
 


Não se trata da primeira aeronave a pousar verticalmente - feito reivindicado por um foguete de menor porte que pousou no Texas no mês passado.
Mas o voo do Falcon 9 é um marco na reutilização de foguetes: a Space X alega que pode reduzir drasticamente os custos de operações espaciais privadas com o reuso de componentes.
 


Missão de sucesso - Recuperar o primeiro estágio do foguete Falcon 9 permitirá a SpaceX economizar dinheiro, já que atualmente os componentes destes aparelhos custam milhões de dólares e costumam terminar destruídos após cada lançamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário