terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Sem dar sinais desde julho, robô Philae pode estar inutilizado

O robô espacial europeu Philae, estacionado na superfície do cometa "Chury" desde novembro de 2014
 
O robô científico Philae, pousado há um ano no cometa "Churi", continua sem dar sinais, apesar das tentativas de retomar contato, informou o Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES). Desde 9 de julho, Philae não dá sinais e os cientistas temem que esteja inutilizado.
Philae completou em 12 de novembro um ano pousado no cometa 67P/Churyumov-Geramisenko (apelidado "Churi"), para onde foi levado pela sonda europeia Rosetta com a missão de explorar diretamente o núcleo mediante seus sofisticados instrumentos de observação.
Depois de mais de dez anos de viagem interplanetária a 450 milhões de quilômetros da Terra a bordo da Rosetta, o robô pousou no cometa em novembro de 2014, um momento histórico seguido pelo mundo inteiro.
Em sua queda, o Philae capotou várias vezes e, por fim, acabou parando numa área sem luz. Graças a seus dez instrumentos, o robô trabalhou durante 60 horas e depois desligou porque as placas solares não recebiam energia suficiente.
Em 13 de junho, despertou inesperadamente e manteve vários contatos com a Terra. O robô fez contato pela última vez por meio da sonda Rosetta em 9 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário