quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Orbital fará primeiro voo de carga para ISS após acidente de 2014

 Love this picture!

A empresa Orbital ATK lançará nesta quinta-feira a nave Cygnus, seu primeiro voo após uma explosão no ano passado destruir o foguete Antares e a nave de carga para enviar suprimentos para a Estação Espacial Internacional (ISS).
Na quinta-feira às 20h55 (de Brasília) está previsto o lançamento da aeronave de carga Cygnus impulsionada por um foguete, um Atlas V fabricado pela empresa United Launch Alliance.
As previsões do tempo estimam 60% das condições favoráveis para o lançamento, informaram fontes da Nasa.
Os diretores da Orbital negaram qualquer nervosismo às vésperas do lançamento, mais de um ano após o acidente em Wallops Island, Virginia.
"Nos sentimos muito seguros, caso contrário não estaríamos sentados na parte superior do foguete agora mesmo", disse a jornalistas Frank Culbertson, presidente da Space Systems Group na Orbital ATK.
"Tentamos não dramatizar sobre essas coisas", agregou. "Agora mesmo estamos focados no sucesso desta missão e em levar a nave para a estação espacial. Muito otimistas".
Em outubro de 2014, o foguete da Orbital com milhares de quilos de mantimentos explodiu segundos após sua decolagem, na primeira falha catastrófica registrada desde que as empresas privadas começaram a abastecer a estação internacional em 2010.
Oito meses depois o foguete SpaceX explodiu e depois foi registrada uma série de acidentes que suspenderam o envio de suprimentos aos astronautas norte-americanos.
A Orbital tem um contrato de 1,9 bilhões de dólares com a Nasa e a SpaceX por 1,6 bilhões para enviar alimentos e equipamentos aos pesquisadores que estão na ISS.
O lançamento de quinta-feira é a quarta missão rumo à estação orbital
A empresa Orbital realiza atualizações em seu foguete Antares, que falhou devido a um problema para recondicionar seu motor ucraniano.
Após o acidente, a empresa disse que um operador de controle suspeitava de uma falha no motor e que o foguete foi detonado de propósito para prevenir um dano maior às pessoas na área do lançamento.
Se o lançamento for bem-sucedido, a Cygnus chegará à ISS em 6 de dezembro.
IstoÉ.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário