terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Nave Soyuz com três astronautas se acopla manualmente à ISS

O foguete Soyuz-FG decola com a TMA-18M Soyuz, nave espacial que acoplará à ISS levando os cosmonautas Aydyn Aimbetov (Cazaquistão), Sergei Volkov (Rússia) e o astronauta Andreas Mogensen (Dinamarca) (Foto: Dmitry Lovetsky / AP Photo)
 
A nave espacial Soyuz, com três astronautas à bordo, se acoplou "manualmente" à Estação Espacial Internacional (ISS) nesta terça-feira, seis horas após ter decolado do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
 
Resultado de imagem para fotos da nave soyuz se  acoplando à ISS
 
Os três astronautas, Timothy Peake - primeiro britânico a viajar à ISS - o norte-americano Tim Kopra e o russo Yuri Malenchenko, comandante da nave, tiveram que realizar a manobra de forma "manual" devido a uma "disfunção do modo automático", disse à AFP a assessoria de imprensa da agência espacial russa Roskosmos.
Depois, tudo "ocorreu normalmente", afirmou. A nave se acoplou à ISS às 15h33 (de Brasília), dez minutos após a hora prevista.
 
 
Ainda devem ser feitas várias manobras para poder abrir a escotilha que conecta a nave Soyuz TMA-19M à ISS. A abertura estava programada para as 17h30.
A nave russa Soyuz TMA-19M decolou de Baikonur às 09H03 (de Brasília) para uma missão de seis meses.
Para o russo Malenchenko é a sexta viagem ao espaço, enquanto Timothy Peake, um ex-piloto de helicóptero de 43 anos, será o primeiro britânico a viajar para a Estação Espacial Internacional.
"Foi ótimo ver Tim Peake voar até a Estação Espacial Internacional", disse com entusiasmo primeiro-ministro britânico, David Cameron, no Twitter.
A nave Soyuz TMA-19M permanecerá 173 dias acoplada à ISS. Em 5 de junho de 2016, devolverá à Terra os três astronautas.
Dezesseis países participam da ISS, posto avançado e laboratório colocado em órbita em 1998, que custou um total de 100 bilhões de dólares, a maior parte financiados por Rússia e Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário