terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Nasa cancela lançamento de satélite para Marte

 Imagem divulgada pela Nasa e pela Universidade do Arizona mostra linhas em montanhas de marte formadas por água salgada (Foto: Nasa/JPL/Universidade do Arizona)
 
Um satélite científico norte-americano previsto para ser lançado para Marte em março teve a partida cancelada devido a um vazamento num importante instrumento de pesquisa, disse a Nasa nesta terça-feira, gerando incerteza sobre o futuro de um esforço muito esperado para estudar o interior do planeta.
A nave, conhecida como InSight, foi desenhada para ajudar os cientistas a aprender mais sobre a formação de planetas rochosos, incluindo a Terra.
O cancelamento levanta dúvidas sobre o futuro dos esforços de pesquisa, uma vez que serão necessários outros dois anos antes de a Terra e Marte se alinharem favoravelmente para um lançamento. A Nasa não tem dito se terá recursos para o programa, limitado a 425 milhões de dólares.
Depois de pousar em Marte, o satélite científico permaneceria estacionado, usando três instrumentos para detectar tremores e outras atividades sísmicas. Ele também foi planejado para medir a quantidade de calor liberada pela subsuperfície do planeta e monitorar as oscilações de Marte – ou variações na sua órbita enquanto ele circula o sol.
Um problema com o sismômetro provocou o cancelamento da partida, disse a agência em comunicado. O instrumento, que foi fornecido pela CNES, agência espacial francesa, tem um vazamento no recipiente que guarda os seus principais sensores.
A CNES consertou uma solda com defeito no tanque a vácuo, mas aparentemente o problema continua, de acordo com a Nasa.
Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário