quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ar da Times Square está mais limpo

O ar da praça nova-iorquina Times Square ("Praça do Tempo"), por onde transitam diariamente cerca de 250 mil pessoas - na região central de Manhattan, está "substancialmente" mais limpo desde que foi parcialmente interditada para veículos, segundo relatório publicado nesta quarta-feira, pelo Departamento de Saúde de Nova York.
Segundo eles, "A nova Times Square é um exemplo da energia e vitalidade de Nova York, em vez de poluição e congestionamento".
O estudo, que analisou a qualidade do ar dos cinco distritos que formam a Big Apple, revela uma "imediata e substancial melhora do ar" desde que, em 2009, as autoridades decidiram restringir a passagem de veículos pela praça símbolo.
A prefeitura afirma que a ideia de criar praças exclusivas para pedestres "no coração da cidade" tinha como objetivo acabar com os "gargalos" no trânnsito, bem como melhorar a qualidade do ar, que é exatamente o que mostram esses novos dados.
Eles revelam que os índices de óxido e dióxido de nitrogênio, dois poluentes muito associados ao tráfego de veículos, caíram, respectivamente, em 63% e 41% na Praça, desde que ela foi reservada ao trânsito de pedestres.
O Departamento de Saúde da cidade diz que "mesmo pequenas melhoras na qualidade do ar podem gerar enormes lucros na saúde de todos os novaiorquinos" e calcula que uma redução de 10% dos atuais níveis de poluição poderiam prevenir até 350 mortes e 230 internações em hospitais por ano em Nova York.
Este exemplo representa uma das  "alternativas" para o sufoco do trânsito nas grandes cidades, que precisam com urgência se adequar para esta realidade.
Fonte: Folha.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário