terça-feira, 26 de abril de 2011

As mudanças climáticas podem ser boas. Mas longe de nós

Existe um jeito para se comemorar as mudanças climáticas: em outro planeta.
Cientistas da Nasa, descobriram que Marte passa por um ciclo interessante de alterações na atmosfera e no clima, que pode tornar o planeta mais ameno de tempos em tempos.
Os pesquisadores identificaram depósitos de dióxido de carbono (gás carbônico) congelado perto do polo sul de Marte. O gás é o mesmo principal responsável pelo aquecimento global aqui da Terra. Lá em Marte, 95% da atmosfera já é composta por gás carbônico. E os depósitos recém descobertos poderiam aumentar em 80% desse volume de gás carbônico no ar.
Os depósitos estão indicados na área vermelha e amarela (na foto). A imagem foi colorida artificialmente para mostrar os depósitos subterrâneos. A variação de cor indica a diferença de densidade no gelo polar. O levantamento foi feito usando a sonda espacial Mars Reconnaissance Orbiter, equipada com radar para vasculhar o gelo marciano.
Segundo os cientistas, mudanças no eixo de rotação de Marte fazem os depósitos de gás carbônico diminuírem ou aumentarem. Isso seguindo ciclos com cerca 100 mil anos (curiosamente equivalentes aos ciclos das eras glaciais aqui na Terra). Para os cientistas, nos períodos em que o gás carbônico vai para a atmosfera, ela ficaria mais densa. Com isso, a água poderia permanecer mais tempo na superfície do planeta sem ferver. E a água em estado líquido aumentam as chances para o desenvolvimento de formas de vida, mesmo que microscópicas. Seria uma boa notícia para hipotéticos pequenos marcianos!!!
Fonte: Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário