sábado, 23 de abril de 2011

Tesouro maia pode estar escondido na Guatemala

No lago Izabal, na Guatemala, há o equivalente a oito toneladas de ouro que submergiram junto com as ruínas de uma suposta capital maia, há 2.600 anos. A indicação aparece no Códice de Dresden, importante documento produzido pela civilização pré-colombiana e estudado exaustivamente durante 40 anos por um professor emérito da Universidade de Dresden, Alemanha, o matemático Joachim Rittsteig.
Não se sabe como o documento chegou à Europa, mas, segundo os dados da Biblioteca Real de Dresden, o texto foi obtido de um colecionador em 1739, em Viena, Áustria. O manuscrito tem 74 páginas e inclui anotações sobre matemática, astronomia e religião. Acredita-se que seja o livro mais antigo das Américas.
Segundo Rittsteig, uma das passagens do códice descreve a ruína da capital maia, chamada Atlan, depois de um terremoto ocorrido em 666 a.C., quando 2.156 barras de ouro teriam afundado no lago guatemalteco.
O acadêmico alemão reuniu um grupo de arqueólogos para tentar recuperar o suposto tesouro. Para a equipe, patrocinada pelo jornal alemão Bild, a corrida do ouro está aberta!
Fonte: História Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário