sexta-feira, 1 de abril de 2011

Sonda fotografa vulcões em Marte

A Agência Espacial Européia (ESA, na sigla em inglês) divulgou imagens de dois vulcões localizados no hemisfério norte de Marte. 
O vulcão maior, chamado de Ceraunius Tholus tem 130 km na base e sua altura é de 5,5 km. Seu vizinho menor, Uranius Tholus, fica ao norte, e tem uma base com diâmetro de 62 km e altura de 4,5 km.
Em volta dos vulcões há vales, o maior dele com 3,5 km de largura e 300 m de profundidade.
As fotos foram obtidas pela sonda Mars Express, entre 2004 e 2006. Durante esse período, enquanto a sonda orbitava Marte, houve um tempo em que o vulcão Ceraunius Tholus ficou encoberto de nuvens no seu topo. Mais tarde, as nuvens se dispersaram e foi possível finalizar o mosaico de imagens.
Ambos vulcões estão inativos. Depois de cessada a atividade vulcânica, a área foi transformada por meteoros, que depositou material sobre os flancos dos vulcões. Há uma cratera entre eles, resultado de um impacto de um meteorito.
As crateras são planas, o que sugere que possa ter havido um lago no local, quando a atmosfera era mais densa. Também é possível que a água tenha sido produzida pelo derretimento de gelo, causada pela atividade vulcânica.
Fonte: National Geographic

Nenhum comentário:

Postar um comentário