quinta-feira, 7 de abril de 2011

Nasa decide na próxima semana quem fica com os ônibus espaciais

Na próxima terça-feira (12), o administrador da Nasa, ex-astronauta Charles Bolden, deve anunciar as três instituições que receberão um ônibus espacial para guardar e exibir, após a aposentadoria das naves.
Estão na disputa 21 instituições - entre museus e centros turísticos - que lutam pelo privilégio de pagar U$ 28,8 milhões (R$46 milhões) por um dos três ônibus espaciais remanescentes.
Das naves em atividade - Discovery, Endeavour e Atlantis - uma delas, o Discovery, já tem destino certo: o Museu Nacional do Ar e Espaço, da Smithonian Institution. Mas isso significa que o Enterprise, o protótipo de ônibus espacial que atualmente está em poder da Smithonian, ficará liberado para uma terceira entidade.
O anúncio vai coincidir com o aniversário de 30 anos do primeiro voo de um ônibus espacial: o Columbia foi ao espaço pela primeira vez em 12 de abril de 1981, 20 anos depois do voo pioneiro de Yuri Gagarin, o primeiro ser humano a sair da atmosfera da Terra.
Dos seis ônibus espaciais construídos - contando com o Enterprise - dois foram destruídos: o Columbia, que explodiu durante o lançamento em 1986 e o Challenger, que se desintegrou ao reentrar na atmosfera em 2003. Ao todo, 14 pessoas morreram nos dois desastres.
Na imagem: - ônibus Discovery, em Cabo Canaveral, na Flórida, após retornar de sua missão final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário