sábado, 30 de abril de 2011

Museu inglês receberá tesouro de 160 kg de moedas romanas

Cinquenta mil moedas que foram encontradas num campo de Somerset, na Inglaterra, em 2010, são o maior tesouro de moedas descobertas num mesmo recipiente - e o segundo maior tesouro de moedas antigas já descobertas na Grã-Bretanha, de acordo com o Museu Britânico.
As moedas, juntamente com jóias recém-descobertas da Idade do Ferro - ambos tesouros encontrados por caçadores amadores de relíquias - serão comprados por museus. Estas moedas irão para o Museu de Somerset.
O lote, a maior parte do qual foi limpo e restaurado, contém quase 800 moedas cunhadas por Carausius, um general romano que se declarou imperador da Grã-Bretanha no ano 286 e governou por sete anos antes de ser assassinado pelo tesoureiro.
Nesses sete anos, Carausius expandiu seu império, em parte, por meio de propaganda - por exemplo, emitindo moedas de prata de alta qualidade com sua cara.
O tesouro também contém moedas mostrando os fundadores míticos de Roma, Rômulo e Remo, mamando numa loba, uma cena nunca antes encontrada em moedas de Carausius. Ele pode tê-la para associar sua imagem à do Imperador Romano legítimo.
As moedas do imperador temporário são as mais recentes do tesouro, o que sugere que o conjunto data de não antes que 293, já que ele foi morto nesse ano.
A descoberta também muda a forma como arqueólogos encaram esses tesouros. Costuma-se supor que moedas enterradas fossem tesouros escondidos temporariamente, por proprietários temerosos com invasões.
Mas este tesouro - pesando 160 kg e concentrado em um único pote de cerâmica - jamais poderia ter sido levado, de uma vez só, para seu esconderijo, dizem os arqueólogos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário