O repórter da BBC Steve Rosenberg teve acesso a centro de treinamento de cosmonautas da Rússia, a Cidade das Estrelas, construída há 50 anos, no início da corrida espacial.
Na época poucos sabiam o que acontecia no prédio militar soviético, que não aparecia em qualquer mapa e era conhecido como Unidade Militar 26266.
Mas foi lá que o primeiro homem a ir ao espaço, o russo Yuri Gagarin, treinou para sua missão. E desde então, é lá que os cosmonautas se preparam para ir ao espaço.
Dentro do centro de treinamento, reproduções em tamanho real da nave Soyuz, usada pelos russos para transportar homens para o espaço há mais de 40 anos, ajudam no treinamento.
Com a iminente aposentadoria dos ônibus espaciais americanos, as Soyuz serão o único meio de transporte possível entre a Terra e a Estação Espacial Internacional (ISS).
Para aprender a lidar com a gravidade zero foi construída uma enorme piscina no hidrolaboratório, com mais de 5 milhões de litros d'água. É lá que os cosmonautas treinam, vestidos com roupas espaciais de 90 kg, simulando caminhadas espaciais.
Hoje em dia, cosmonautas levam até 7 anos treinando para seu primeiro voo.
Bem diferente da época de Yuri Gagarin. O pioneiro passou menos de um ano treinando para a primeira viagem do Homem no Espaço.
Fonte: Estadão.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário