domingo, 17 de abril de 2011

Radiação no espaço pode prejudicar coração de astronautas

As viagens espaciais podem representar um perigo para a saúde do coração dos astronautas. De acordo com um estudo conduzido pela Universidade do Alabama e publicado na revista Radiation Research, a exposição à radiação cósmica pode ser prejudicial às artérias destes profissionais.
No estudo realizado, os pesquisadores observaram que a radiação cósmica acelera o desenvolvimento da aterosclerose (padrão mais frequente e mais grave da arteriosclerose).
Sabe-se que a exposição prolongada às fontes de radiação na Terra, são associadas com o aumento no risco da doença, mas a radiação cósmica é bem diferente daquela do raio X e de outros tipos encontrados na Terra. É difícil prever os riscos da radiação no espaço, principalmente porque poucas pessoas foram expostas.
O efeito do raio X, por exemplo, pode ser bloqueado com blindagem de chumbo, mas os íons de radiação cósmica ficam mais perigosos quando entram em contato com metais, gerando partículas secundárias que também podem gerar consequências desagradáveis.
Por meio do conhecimento dos efeitos da radiação cósmica no sistema cardiovascular dos astronautas no espaço, os pesquisadores acreditam ser possível desenvolver tratamentos e mecanismos de prevenção para as missões de longa duração que já foram previstas.
A ideia é incorporar algum tipo de proteção nos uniformes usados por eles, mas os cientistas ainda não sabem como fazer isto.
Fonte: Estadão.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário