sexta-feira, 15 de abril de 2011

Nasa divulga pacote de dados de telescópio para consulta pública

A Agência Espacial  norte-americana (Nasa) divulgou nesta sexta-feira (15) o primeiro pacote de dados do telescópio espacial Wise (sigla em inglês para Exploração de Varredura Infra Vermelha de Campo Amplo) para consulta pública de astrônomos profissionais e amadores. Quem tiver interesse poderá navegar por imagens de milhões de galáxias, estrelas e asteroides coletadas desde dezembro de 2009, quando a missão começou.
Os dados disponibilizados representam 57% iniciais do céu pesquisado e fotografado, o restante do material estará disponibilizado até o meio do ano que vem.
A missão partiu  há quase um ano e meio com o objetivo de mapear todo o céu em luz infravermelha, usando sua maior resolução para obter melhores imagens, capturando objetos que vão de galáxias distantes a asteroides relativamente próximas à Terra.
As descobertas já realizadas pela missão incluem 20 cometas, mais de 33 mil asteroides entre Marte e Júpiter e 133 cometas e asteroides próximos à Terra.
O que torna o Wise especial é sua capacidade de enxergar através de véus impenetráveis de poeira, captando o calor de objetos que são invisíveis para os telescópios comuns.
Fonte: Estadão.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário