terça-feira, 19 de abril de 2011

Última Ceia pode ter sido um dia antes

A Última Ceia de Jesus Cristo foi feita na quarta-feira anterior à crucificação, no dia anterior ao que se achava ser, segundo estudo da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.
O assunto intriga pesquisadores há séculos, pois são citadas datas diferentes para o evento nos evangelhos, Mateus, Marcos e Lucas afirmam que a última refeição marca o início da Páscoa judaica (Pesseach), enquanto João diz que o evento foi antes da Páscoa judaica.
O professor Colin Humphreys, da Universidade de Cambridge, propôs uma nova solução, que combina história, Bíblia e astronomia. No seu livro "O Mistério da Última Ceia", ele argumenta que Jesus, Mateus, Marcos e Lucas usavam um calendário diferente do adotado pela maioria dos judeus da época e, por isso, a Última Ceia teria caído na quarta-feira da Semana Santa e não na quinta-feira.
O calendário oficial dos judeus é o mesmo usado por eles hoje em dia, um sistema lunar.
Porém, os judeus também tinham um calendário diferente, citado no Velho Testamento, quando Deus instruiu Moisés e Arão a começar o ano no dia do êxodo para o Egito. O pesquisador argumenta que Jesus tinha motivo para adotar o calendário de Moisés, já que sempre se apresentava como o novo Moisés.
Além da diferença entre as datas citadas nos evangelhos, há uma questão de logística: se a Última Ceia foi numa quinta-feira, daria tempo de Jesus ser preso, interrogado e julgado antes de ser crucificado na sexta-feira?
Fonte: National Geographic.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário