quarta-feira, 13 de abril de 2011

Cientistas descobrem fósseis com um bilhão de anos em lago escocês

Cientistas encontraram fósseis preservados de organismos que viveram no fundo de lagos há pelo menos 1 bilhão de anos no Lago Torridon, na costa oeste da Escócia. Segundo os especialistas, os fósseis marcam um importante momento na evolução das espécies, quando bactérias simples tornaram-se conjuntos de células mais complexas, capazes de realizar fotossíntese e reprodução sexuada. As informações são do site Daily Mail.
O professor Martin Brasier, da Universidade de Oxford, disse que os novos fósseis mostram que "o movimento em direção a complexas células começou muito antes do que se pensava". Os especialistas acreditam que esses organismos deram origem às algas verdes e plantas terrestres.
"O estudo aponta que a vida na terra neste momento era mais abundante e complexa do que o previsto", segundo Charles Wellman, da Universidade de Sheffield -, por muito tempo os continentes foram considerados "estéreis de vida, ou no máximo com um insignificante biota de cianobactérias".
De acordo com cientistas, cerca de 500 milhões de anos após o aparecimento dessas primeiras formas de vida, a superfície da Terra começou a ser colonizada por vegetação simples, como líquens, musgos e hepáticas. Na mesma época, os primeiros animais começaram a migrar para fora do mar.
"Foi sem dúvida esses organismos que ajudaram a transformar nossa paisagem, de um deserto árido e pedregoso, em um lugar verde e agradável", afirmou o professor Brasier.
A pesquisa foi divulgada na revista Nature.
Fonte: Jornal do Brasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário