Pesquisadores italianos anunciaram planos de desenterrar ossos num convento em Florença na esperança de identificar os restos mortais de uma mulher da Renascença que pode ter sido a modelo para o quadro "Mona Lisa". Eles esperam que o projeto ajude a desvendar alguns dos mistérios que cercam a obra-prima de Leonardo da Vinci, entre eles se a modelo foi mesmo Lisa Gherardini.
O líder do projeto, Silvano Vinceti, disse que as escavações no convento de Santa Ursula, em Florença, estão marcados para começar neste mês de abril. Lisa Gherardini foi a esposa de um rico mercador de seda chamado Francesco del Giocondo. A história sempre a ligou ao quadro, que na Itália é conhecido como "La Gioconda".
Gherardini nasceu em 1479. Há poucos anos, o historiador italiano amador disse ter encontrado uma certidão de óbito indicando que ele morreu em 1542 e foi enterrada no convento de Santa Ursula. Vinceti também cita documentos indicando que a família Giocondo fez generosas doações para o convento.
O projeto faz parte de uma nova tendência de investigação da história. O grupo de Vinceti já reconstruiu a face de alguns artistas italianos com base em seus crânios e no ano passado ele disse ter identificado os ossos de Caravaggio e descoberto a possível causa de sua morte, 400 anos depois.
"Se" esses ossos forem encontrados, então os pesquisadores vão extrair DNA e fazer datação com carbono. Se forem encontrados fragmentos do crânio, dependendo do estado de preservação, é possível fazer uma reconstrução facial. Esse será o passo fundamental para garantir que ela foi a modelo de Mona Lisa.
Esta pesquisa, contudo, está sendo muito criticada por outros especialistas afirmando que elas acrescentam pouco à compreensão das obras de arte.
Fonte: Globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário