A Banda irlandesa U2 também é conhecida pelo ativismo sócio-ambiental que pratica, especialmente pela figura do vocalista Bono Vox. Na turnê 360°, que passa pelo Brasil a partir deste sábado, o Greenpeace vai estar presente nas apresentações da banda em São Paulo, com um estande para distribuição de material sobre a preservação das florestas brasileiras e exibição de vídeo.
Rafael Cruz, coordenador das campanhas de florestas do Greenpeace no Brasil, acredita que a banda vem ao país em um "momento crucial", referindo-se às negociações em Brasília para aprovação de um novo projeto para o Código Florestal.
"A proposta da bancada ruralista é um símbolo do retrocesso ambiental no país. A vinda do U2 vai espalhar a importância das florestas brasileiras, e pode ajudar a conscientizar os brasileiros da importância da lei florestal", disse.
A parceria da ONG com a banda tem o objetivo de "potencializar a mensagem ambiental". Para ele, "A palavra de um ídolo pode fazer com que os membros de uma sociedade comecem a prestar atenção aos temas que são relevantes para ela".
Isto não é interferência externa. Com a globalização, os problemas do planeta são de todos os países. A Terra é uma só, embora retalhada por fronteiras. Não é à toa que estamos acompanhando e dando até palpites no vazamento da usina de Fukushima. Então, é natural que haja uma preocupação mundial com a construção da hidrelétrica de Belo Monte (principalmente pelo impacto ambiental) e o constante estado de alerta pela preservação da Amazônia.
Fonte: Estadão.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário